A nuvem de fumo resultante dos incêndios do Canadá que assolou todo o território continental deverá intensificar-se a partir desta terça-feira, dia 27 de junho, particularmente na região sul, de acordo com as informações reveladas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo as previsões do serviço CAMS (programa Copernicus), a nuvem de partículas e gases deverá intensificar-se também na região dos Açores a partir de amanhã, dia 28 de junho, e na Madeira, a partir do dia 29 de junho.
“A nuvem de fumo tem-se mantido em altitude (acima dos 1.000 metros) e deverá dissipar-se na região de Portugal continental a partir da manhã de dia 29, mantendo-se ainda na região dos Açores”, apontou ainda o IPMA, em comunicado.
#InfoIPMA: A nuvem de fumo dos incêndios do Canadá cobriu a totalidade de Portugal Continental. As previsões apontam para uma intensificação hoje, especialmente na região sul. Nos Açores, a nuvem intensifica a partir de 28 e na Madeira de 29 https://t.co/9cs6xfYomi pic.twitter.com/pv3G16s0Cv
— IPMA (@ipma_pt) June 27, 2023
De notar que, na segunda-feira, a entidade deu conta de que esta nuvem de fumo “é constituída por partículas muito pequenas (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono)”, sendo esperada “uma redução de visibilidade e uma redução do brilho do Sol, bem como do tom azul do céu”.
O IPMA assegurou ainda que continua a acompanhar a situação, podendo emitir uma nova atualização, caso se justifique.
Recorde-se que milhares de bombeiros de vários países do mundo, incluindo de Portugal, combatem os fogos ativos no Canadá, sendo a região mais afetada a província do Quebeque.
Leia Também: Reparou no céu? Fumo dos fogos do Canadá já chegou a Portugal continental