Naquele que deverá ser um mês mais quente do que julho já habituou, as temperaturas máximas previstas para o primeiro dia deverão variar entre os 22ºC, na Horta, no Arquipélago dos Açores, e os 38ºC no Alentejo.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mais altas estão previstas para os distritos de Évora e Beja, com toda a costa portuguesa a receber calor que vai permitir uma ida à praia.
Enquanto que para o Algarve estão previstas temperaturas entre os 19ºC e os 30ºC, em Lisboa o tempo quente vai alternar entre os 18ºC e os 31ºC.
A mesma temperatura mínima está prevista para o distrito vizinho de Setúbal, com as máximas, no entanto, a deverem atingir os 35ºC. Já em Leiria, as temperaturas mínimas descem até aos 14ºC.
No Norte, Braga é outro distrito onde as temperaturas serão elevadas, com 32ºC de máxima. No Porto a temperatura deverá ser menor, com o distrito a atingir valores entre os 17ºC e os 28ºC.
Já nos arquipélagos, o Funchal vai ser a região onde se vai registar uma temperatura mais elevada. Segundo os especialistas, as máximas podem atingir os 27ºC, e não deverão baixar para menos do que 20ºC.
De acordo com o IPMA, em território nacional, o céu estará "pouco nublado ou limpo" e o vento soprará "por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas". A "pequena" subida de temperatura acontecerá por todo o território, exceto no Algarve.
Quanto ao estado do mar, na costa ocidental estão previstas ondas de noroeste com 2 a 3 metros, e a temperatura da água do mar deverá variar entre os 15ºC e os 18ºC.
Já na costa sul, as ondas não deverão atingir um metro, com a temperatura das águas a variar entre os 20ºC e os 23ºC.
[Notícia atualizada às 11h27]
Leia Também: Julho quente com praia pela frente? Eis o tempo para o fim de semana