Esta rede de universidades europeias, onde estão representados, para além de Coimbra, estabelecimentos de ensino superior de Poitiers (França), Salamanca (Espanha), Pavia (Itália), Turku (Filândia) e as universidades Friedrich Schiller (Jena, Alemanha) e Alexandru Ioan Cuza (Lasi, Roménia), junta ainda mais de 25 mil investigadores e foi operacionalizada em 2020, ano em que recebeu o primeiro financiamento da Comissão Europeia.
Recentemente, ao grupo original de sete universidades juntou-se também a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC explicou que a iniciativa junta as comunidades académicas das sete universidades aos habitantes das cidades onde estão localizadas "através de uma vasta rede de atividades".
"As diversas ações têm procurado promover não apenas a mobilidade, mas também o desenvolvimento de novos modelos educativos, através da criação de programas de mestrado conjuntos e de institutos virtuais".
Até ao momento, desde que começou a ser esquematizada, em 2018, a EC2U já desenvolveu "múltiplas ações para impulsionar a mobilidade" e criou três mestrados conjuntos nas áreas de sustentabilidade, envelhecimento e línguas e culturas europeias, um dos quais, denominado Cidades e Comunidades Sustentáveis, é coordenado pela Universidade de Coimbra.
Citado no comunicado, Amílcar Falcão, reitor da UC, argumentou que a atribuição de um novo financiamento àquela rede europeia "comprova a qualidade do trabalho desenvolvido pelas sete universidades e seus parceiros estratégicos, em prol da criação de sinergias para potenciar a mobilidade, assim como a produção de conhecimento e o ensino, de forma inclusiva e inovadora".
Já o vice-reitor para as Relações Externas, João Calvão da Silva, coordenador geral do projeto na UC, destacou o compromisso da EC2U com os valores europeus, bem visível na parceria estratégica daquela entidade com a universidade ucraniana de Lviv.
Em Coimbra, a dinamização da EC2U é promovida pela UC com o apoio da Associação Académica de Coimbra, Erasmus Student Network Coimbra, Câmara Municipal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Instituto Pedro Nunes.
Com a aprovação do novo financiamento, a parceria estender-se-á a mais duas entidades: o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o grupo farmacêutico Bluepharma.
Leia Também: Parcerias com universidades americanas estão "em avaliação"