Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Após desmaio, Marcelo retoma agenda (com normalidade) esta quinta-feira

A informação foi confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte oficial da Presidência da República, após o chefe de Estado ter desmaiado durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na tarde de quarta-feira.

Após desmaio, Marcelo retoma agenda (com normalidade) esta quinta-feira

Apesar do momento de "indisposição" que sofreu na tarde de quarta-feira, no contexto de uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no polo na Costa da Caparica, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai manter a agenda já prevista para esta quinta-feira. 

A informação foi confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte oficial da Presidência da República, após o chefe de Estado ter desmaiado no contexto da referida visita.

Facto é que, esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa já promulgou um diploma do Governo - que procede à alteração das normas de execução do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) - e assinou dois decretos, segundo a informação veiculada no site da Presidência da República.

Horas mais tarde, fonte da Presidência da República avançou à agência Lusa que o chefe de Estado cancelou as deslocações previstas ao Porto e a Aveiro, na sexta-feira, e a Tomar, no domingo, na sequência do incidente de ontem. Manter-se-ão, ainda assim, as audiências agendadas no Palácio de Belém.

De recordar que às 15h45 de quarta-feira, Marcelo sentiu uma "indisposição" após uma cerimónia na instituição de ensino, na Margem Sul. Cerca de 20 minutos depois, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, "por precaução", informou na mesma tarde a sua assessoria de comunicação.

Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre o porquê de ter sido encaminhado para Oeiras, ao invés da unidade hospitalar mais próxima, o Hospital Garcia de Orta, em Almada, a Presidência da República explicou: "Não se tratando de nenhuma emergência e sendo apenas para efetuar os normais exames após a indisposição registada, e por indicação médica, o Presidente da República foi para o Hospital de Santa Cruz onde é habitualmente seguido".

Segundo o diretor do serviço de Cardiologia do centro hospitalar, Miguel Mendes, o Presidente da República esteve inconsciente durante apenas alguns segundos, com a situação a ter sido considerada "benigna" pela equipa médica. As motivações para o sucedido? A "meteorologia e a cerimónia em que estava envolvido", explicou o profissional.

Marcelo Rebelo de Sousa teve alta hospitalar cerca de quatro horas depois, saindo do hospital pelo próprio pé, após os exames a que foi submetido terem apontado para resultados positivos e "normais para este tipo de circunstâncias".

Em declarações aos jornalistas assim que abandonou a unidade hospitalar, garantiu que já se sentia "muito melhor" e que manifestou os sintomas após misturar moscatel com uma bebida nutricional. "Foi uma quebra de tensão repentina", explicou.

O incidente aconteceu cerca de cinco anos após o chefe de Estado ter desmaiado, igualmente, no Santuário do Bom Jesus, em Braga. A 26 de junho de 2018, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou os sintomas após uma quebra de tensão num dia de grande calor, num incidente que foi altamente mediatizado.

Importa ainda recordar que, em 2019, o Presidente da República tinha já sido submetido a um cateterismo cardíaco, no mesmo Hospital de Santa Cruz, que correu sem complicações.

[Notícia atualizada às 15h59]

Leia Também: Marcelo promulga diploma que altera normas de execução do OE2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório