Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Ministra recusa problema de corrupção no país (não comenta buscas no PSD)

Num plano mais amplo, recusa que Portugal tenha um problema de corrupção, mas afirma, contudo, que são necessários "mais meios para que as polícias pudessem funcionar". 

Ministra recusa problema de corrupção no país (não comenta buscas no PSD)
Notícias ao Minuto

23:12 - 12/07/23 por Notícias ao Minuto

País buscas PSD

"Esses são os casos que mais nos chamam à atenção, mas na verdade, nos últimos tempos, a Polícia Judiciária tem feito buscas em muitas outras áreas", disse a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, na noite de quarta-feira no 'Town Hall' da CNN, escusando-se a comentar o caso das buscas às sedes do PSD e na residência de Rui Rio. Negou, também, que a política tenha um problema com a justiça - e vice-versa. 

Num plano mais amplo, recusou que Portugal tenha um problema de corrupção, mas afirmou, contudo, que são necessários "mais meios para que as polícias pudessem funcionar". 

"Vamos ter, até 2026, mais 1.110 elementos na Polícia Judiciária", avançou, dizendo também que, mesmo assim, são necessários ainda mais meios. 

Recorde-se que a Polícia Judiciária (PJ) mobilizou cerca de 100 inspetores e peritos para buscas na casa do ex-presidente do PSD Rui Rio e na sede nacional do partido, por suspeitas dos crimes de peculato e abuso de poderes.

Segundo o comunicado da PJ, foram realizadas 20 buscas, das quais 14 domiciliárias, cinco a instalações do partido e uma a instalações de um revisor oficial de contas, dispersas pela zona da Grande Lisboa e na região norte do país. 
 
"Está em causa a investigação à utilização de fundos de natureza pública, em contexto político-partidário, existindo suspeitas da eventual prática de crimes de peculato e abuso de poderes (crimes da responsabilidade de titulares de cargos políticos), a factos cujo início relevante da atuação se reporta a 2018", indicou a nota da força de segurança.

Leia Também: As buscas à sede do PSD (e à casa de Rui Rio). Que reações?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório