O El Corte Inglés também retirou das suas prateleiras as tortilhas de batata embaladas produzidas pelo grupo alimentar espanhol Palacios, que, em Espanha, estão ligadas a um surto de botulismo, com cinco casos confirmados.
"O El Corte Inglés Portugal, uma vez que integra o grupo em Espanha, foi alertado logo de início e retirou voluntariamente o produto de venda, de forma imediata e preventiva", disse o espaço comercial ao Notícias ao Minuto, através de resposta escrita.
Na mesma nota, o Departamento de Qualidade do El Corte Inglés diz estar "atento" e a acompanhar "sempre este tipo de procedimentos para que, caso tenha de atuar, o consiga fazer de forma imediata e sempre com base na prevenção, uma vez que a segurança dos clientes é a prioridade".
Também o Minipreço retirou, em Portugal, "como medida preventiva", estes produtos das suas prateleiras, conforme a própria cadeia de supermercados confirmou ao Notícias ao Minuto, nesta sexta-feira.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, contam-se, até agora, em Espanha, sete casos de botulismo ligados ao consumo deste produto, dos quais cinco foram confirmados e três necessitaram de ser ingressados nos cuidados intensivos. Dois ligados a cidadãos italianos, que consumiram este produto em Valladolid, um nas Astúrias, um na Galiza e um em Madrid. Há ainda dois casos suspeitos em Málaga e na Comunidade Valenciana.
O botulismo é "uma doença rara, possivelmente letal, causada pela bactéria Clostridium botulinum", segundo explica a CUF no seu website.
O Notícias ao Minuto contactou a ASAE para saber se, em Portugal, há algum caso semelhante registado, mas não foi ainda possível obter resposta.
Leia Também: "Preventivamente". Minipreço tira tortilhas de grupo espanhol em Portugal