Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro dia de controlo de fronteiras acaba com 17 recusas de entrada

GNR, PSP e SEF iniciaram no sábado um controlo mais exigente nas fronteiras portuguesas, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Primeiro dia de controlo de fronteiras acaba com 17 recusas de entrada
Notícias ao Minuto

08:27 - 23/07/23 por Notícias ao Minuto

País JMJLisboa2023

Depois do primeiro dia após a reposição do controlo de fronteiras terrestres, aéreas e marítimas, devido à aproximação da Jornada Mundial da Juventude, as autoridades nacionais anunciaram esta manhã que as primeiras ações resultaram em 17 recusas de entrada de cidadãos em território português, entre mais de quase 77 mil pessoas fiscalizadas.

Num comunicado conjunto, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) explicaram que, através dos aeroportos do país, foram fiscalizados 74.341 viajantes (5.234 provenientes de países do espaço Schengen), que chegaram a Portugal em 463 voos controlados (dos quais 33 partiram do espaço Schengen).

Nas fronteiras terrestres, foram controlados quase três mil pessoas (2982), entre 1080 viaturas e um comboio.

As recusas de entrada ocorreram principalmente no controlo terrestre, com 15 pessoas a serem impedidas de entrar no país pelas autoridades. Já nas fronteiras aéreas, foi recusada a entrada a dois cidadãos.

Sobre as entradas por via marítima, não foram divulgados quaisquer dados pelas forças de autoridade.

O SEF refere ainda que foram detidas duas pessoas: uma por "fraude documental e permanência ilegal no aeroporto de Faro"; e outra por suspeitas de tráfico de pessoas, tendo sido detida em Lisboa. Já a GNR acrescenta também que, nas fronteiras, mobilizou 159 militares em 13 operações de fiscalização.

Pela primeira vez desde a pandemia, quando foram tomadas medidas para controlar as fronteiras no âmbito das medidas preventivas contra a Covid-19, as autoridades portugueses voltaram a implementar um maior controlo fronteiriço, tendo em conta a grande enchente esperada durante os dias antes, durante e após a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo a organização do evento, são esperadas mais de um milhão de pessoas em Lisboa, onde se vai realizar a grossa maioria dos acontecimentos marcados, e em Fátima.

Leia Também: Controlo de fronteiras e jovens nas ruas põem Portugal em "modo Jornada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório