Segundo o Comando Regional da PSP, os alegados crimes terão sido cometidos nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, e numa das ocasiões o arguido terá agredido uma mulher de 80 anos, "à porta da residência, tendo-se apropriado de quantias monetárias que a idosa tinha na sua posse".
As diligências dos investigadores permitiram ainda apurar que "o arguido figurava como o principal suspeito de vários outros crimes recentemente ocorridos na ilha de São Miguel", acrescenta a polícia em comunicado de imprensa.
Há também "indícios suficientemente sólidos que implicam o suspeito como o principal autor de uma tentativa de roubo sobre uma pessoa especialmente vulnerável", devido à sua idade avançada, e ainda como responsável por um assalto ocorrido num estabelecimento comercial situado na Avenida do Mar, na cidade de Ponta Delgada, e pelo furto de um veículo na freguesia do Pico da Pedra, no concelho da Ribeira Grande.
O veículo furtado foi depois recuperado pelas autoridades na freguesia de Rabo de Peixe, no mesmo município.
O Comando Regional da PSP sublinha "a intensa atividade criminosa" levada a cabo pelo arguido, que já tinha sido detido recentemente noutras duas ocasiões por "roubo e furto qualificado".
Por isso, acrescenta, a sua detenção permite cessar um "significativo número de crimes": o suspeito está "fortemente dependente de drogas sintéticas" e as autoridades admitem que pudesse cometer novos crimes para obter dinheiro para consumir.
O jovem ficou com a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, após ser presente a interrogatório judicial no Tribunal de Ponta Delgada.
Leia Também: Porto. Preventiva para polícias detidos por suspeita de tráfico de droga