Meteorologia

  • 23 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

JMJ. No 3.º dia, autoridades 'barram' a entrada em Portugal a 11 pessoas

As autoridades portuguesas estão a fiscalizar as entradas em Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude desde sábado.

JMJ. No 3.º dia, autoridades 'barram' a entrada em Portugal a 11 pessoas
Notícias ao Minuto

08:23 - 25/07/23 por Notícias ao Minuto

País JMJLisboa2023

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recusou a entrada a 11 pessoas no 3.º dia de reposição do controlo documental nas fronteiras no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No total, foram já impedidas de entrar no país 52 pessoas.

Segundo os dados provisórios do Sistema de Segurança Interna, correspondentes a 24 de julho, entre a meia-noite e as 23h59, foram controladas 86.720 pessoas.

O relatório, enviado ao Notícias ao Minuto, indica que o maior número de pessoas (79.240) foi controlado no âmbito das fronteiras áreas. Para além destes, também os passageiros – e tripulantes – foram controlados nas fronteiras marítimas (4.880). Já nas fronteiras terrestres, foram fiscalizados 2.600 cidadãos.

Detenções

Na segunda-feira, o SEF realizou uma detenção nas chegadas de Frankfurt. Segundo o que explica a nota, era um "cidadão nacional com Mandado de Detenção". Segundo os dados atualizados esta terça-feira, foram já detidas cinco pessoas desde sábado, 22 de julho.

No mesmo âmbito, a Polícia de Segurança Pública (PSP) fez durante o mesmo período 75 detenções, das quais a maioria foram por por tráfico de estupefacientes e por condução sem habilitação legal (18 por cada crime). A mesma força de segurança deteve dez pessoas por condução sob o efeito de álcool, seis por furtos e roubos e uma por detenção ou tráfico de armas proibidas.

Por terra, o SEF procedeu no período referido à fiscalização de 718 viaturas. Quanto à inspeção nas fronteiras áreas, foram controlados 452 voos, dos quais 35 dos Espaço Schengen. Já na via marítima, foram controladas 173 embarcações, dos quais 135 do Espaço Schengen.

O controlo de fronteiras no âmbito da JMJ, evento que vai decorrer em Lisboa entre 1 e 6 de agosto e contará com a presença do Papa Francisco, está a cargo do SEF com a assistência da PSP e GNR, além da eventual colaboração de autoridades de outros países.

Nota: Os valores acumulados sofrem todos os dias alterações em virtude da análise posterior de cada caso por parte das três autoridades envolvidas no processo. Ou seja, poderão revelar discrepâncias em relação aos dias anteriores.

Leia Também: JMJ. Recusada entrada a 24 pessoas no 2.º dia de controlo de fronteiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório