BES/GES. Sessão de leitura da decisão instrutória retomada

O juiz Pedro Santos Correia decidiu hoje prosseguir com a leitura da decisão instrutória do processo BES/GES, depois de a sessão ter sido suspensa para verificar a eventual falha de notificação do arguido Etienne Cadosh.

Notícia

© Reuters

Lusa
31/07/2023 15:19 ‧ 31/07/2023 por Lusa

País

BES/GES

Por considerar que não estão postos em causa os direitos dos arguidos não notificados, com representante legal na sala, e por haver outros interesses e direitos em questão, o juiz de instrução decidiu "pelo prosseguimento da presente diligência".

A sessão tinha sido interrompida cerca das 14:30, logo após a entrada na sala do juiz Pedro Santos Correia, a quem foi comunicado pela defesa de Cadosh a falta de notificação do arguido que reside na Suíça.

A decisão instrutória do juiz Pedro Santos Correia vai determinar se os 25 arguidos vão ou não responder em tribunal e por que crimes.

No dia 14 de julho de 2020, a investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) traduziu-se na acusação a 25 arguidos (18 pessoas e sete empresas), entre os quais o antigo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), Ricardo Salgado. Foram imputados 65 crimes ao ex-banqueiro, nomeadamente associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documento, burla qualificada, branqueamento, infidelidade e manipulação de mercado.

Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso agrega no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.

Segundo o MP, cuja acusação contabilizou cerca de quatro mil páginas, a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Leia Também: Falha de notificação. Leitura da decisão instrutória do BES/GES suspensa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas