Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

'Desaparecidos'? Porto de Mós esperava 50 peregrinos, mas chegaram só 22

"Não há lista nem de números nem de nomes", esclarece ao Notícias ao Minuto o Padre de Porto de Mós, José Alves.

'Desaparecidos'? Porto de Mós esperava 50 peregrinos, mas chegaram só 22
Notícias ao Minuto

22:14 - 31/07/23 por Marta Amorim

País JMJLisboa2023

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa começa, oficialmente, amanhã, mas a maioria dos peregrinos já estão em território português há uns dias. 

Chegaram a paróquias de todo o país para eventos da pré-Jornada mas, em três paróquias da Diocese de Leiria-Fátima, cerca de 106 jovens de nacionalidade angolana e cabo-verdiana, não compareceram

A informação foi avançada pela própria Diocese, em comunicado, mas os contornos ainda não são conhecidos. 

Ao Notícias ao Minuto, o Padre de Porto de Mós, José Alves, lamenta a confusão e esclarece que, dos 50 jovens que esperavam, chegaram apenas 22. 

"A organização não é como a nossa. A verdade é que esperávamos cerca de 50 peregrinos, mas nunca soubémos um número certo. Não há lista nem de números nem de nomes. Nunca tivemos acesso a essas informações", afiançou. 

O certo é que, na rede social Facebook, a paróquia foi dando conta da chegada dos jovens. Primeiro dos russos, depois dos tailandeses.

Dos cabo-verdianos não houve menção, mas porque chegaram "lá pelas 3h da madrugada". 

Conta o Padre que, no aeroporto, "cada um quis ir com o seu amigo" e a divisão pré-establecida não foi seguida. "Na quarta-feira estivemos toda a tarde à espera e depois toda a noite", tendo a espera culminado com a chegada dos 22 peregrinos, mas não dos 50. 

Diocese fala em situação anormal

"A única situação anormal que requereu uma atenção especial da parte da organização diocesana foi a ausência de 106 peregrinos dos grupos estrangeiros de nacionalidade angolana e cabo-verdiana acolhidos em três paróquias da Diocese", pode ler-se no comunicado divulgado esta segunda-feira. 

A Diocese garantiu ainda que assim que as "não comparências foram sinalizadas, a organização reportou-as às competentes autoridades de segurança que, desde então, têm assumido as diligências exigíveis e necessárias".

Apesar deste facto, o "Comité Organizador Diocesano avaliou na generalidade como muito positivo" o evento 'Dias nas Dioceses', que "trouxeram a Leiria-Fátima 7.500 jovens de mais de 50 países".

O Notícias ao Minuto contactou a  Diocese de Leiria-Fátima para obter mais esclarecimentos mas ainda não foi possível obter resposta. 

De notar que a JMJ começa oficialmente na terça-feira, dia 1 de agosto, decorrendo até dia 6. Considerado o maior evento da Igreja Católica, é esperada uma afluência de cerca de 1,5 milhões de pessoas, bem como a participação do Sumo Pontífice, o Papa Francisco, que chega a Portugal na quarta-feira.

As jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, na sequência de um primeiro encontro desta natureza promovido em Roma, em 1985, por ocasião da celebração do Ano Internacional da Juventude.

As principais cerimónias desta jornada decorrerão no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, embora também estejam marcados eventos noutras localizações - nomeadamente, no Parque Eduardo VII, em Belém e em Algés.

Leia Também: JMJ. 106 peregrinos angolanos e cabo-verdianos dados como desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório