Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

São esperadas 500 mil pessoas em Fátima para receber Francisco

Cerca de 500 mil pessoas são esperadas em Fátima no sábado de manhã para receber o Papa Francisco, no começo do quinto dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), disse hoje o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.

São esperadas 500 mil pessoas em Fátima para receber Francisco
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/08/23 por Lusa

País JMJ

Segundo o autarca, quer o Santuário de Fátima, quer a GNR, apontam para esse número.

"Não sabemos se irá ser ultrapassado ou não. A expectativa é essa. Vamos aguardar para ver se se confirmam esses valores ou se ainda são aumentados, porque, menos do que isso, acho que vai ser difícil", frisou Luís Albuquerque, em declarações à agência Lusa.

No início de julho, a Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, anunciou a criação de novos parques de estacionamento e de acampamento, a instalação de bebedouros e o reforço da recolha de resíduos por causa da JMJ.

"Está tudo a correr dentro daquilo que tínhamos perspetivado", garantiu Luís Albuquerque, explicando que existem "diversos piquetes em permanência em Fátima".

O planeamento para criar as condições de acolhimento dos peregrinos da JMJ começou em agosto de 2022, com um grupo restrito de entidades (Câmara, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Junta de Freguesia de Fátima, Santuário de Fátima e Associação Empresarial Ourém/Fátima).

O grupo alargado inclui, além destas entidades, as empresas BeWater, Tejo Ambiente, Suma, operadoras de telecomunicações, Rodoviária, Infraestruturas de Portugal, CP, E-Redes, Valorlis, Águas do Centro Litoral e Brisa.

Em julho, o autarca tinha estimado 200 mil pessoas diariamente em Fátima no âmbito da JMJ (número que aumentaria no sábado, com a deslocação do Papa).

"Houve dias em que isso aconteceu, mas não foram os dias todos", referiu hoje à Lusa, explicando que os grupos que se deslocam de autocarro "estão pouco tempo em cada local, rodam muito".

"Isso facilita muito toda a operação logística", sublinhou.

Luís Albuquerque mostrou-se convencido de que a visita de Francisco a Fátima, onde rezará pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia e recitará o terço, atrairá mais pessoas à Cova da Iria.

"Irá trazer mais pessoas a Fátima não só nesta altura, mas também nos próximos anos, porque a ida de Sua Santidade a qualquer lugar reflete-se não só no próprio dia, ou nos próprios dias, mas também nos dias e nos anos seguintes", sublinhou.

A operação instalada em Ourém "está montada até ao dia 15 de agosto a prever já este maior afluxo de pessoas" nos próximos dias, acrescentou.

A JMJ, que está a decorrer desde terça-feira, em Lisboa, é considerado o maior evento da Igreja Católica e realiza-se pela primeira vez em Portugal, sendo esperadas mais de um milhão de pessoas.

O Papa chega a Fátima no sábado, às 08:50, e viaja de novo para Lisboa, onde chegou na quarta-feira, às 11:00.

Leia Também: GNR prevê que lotação do Santuário de Fátima seja ultrapassada no sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório