Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

PRR. Governo aprova programação da despesa enquanto aguarda reprogramação

O Governo aprovou uma programação plurianual da despesa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para os investimentos abrangidos pela reprogramação, que se encontra em discussão, segundo uma resolução do Conselho de Ministros, publicada em Diário da República.

PRR. Governo aprova programação da despesa enquanto aguarda reprogramação
Notícias ao Minuto

14:01 - 08/08/23 por Lusa

País PRR

De acordo com o diploma, o executivo autorizou entidades da administração central a realizar despesa e a assumir os encargos plurianuais, no âmbito da contratualização com beneficiários finais.

As entidades em causa são, por exemplo, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, o Instituto da Segurança Social, a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural, o IAPMEI, o Fundo Ambiental, o Fundo Azul, a Agência para a Modernização Administrativa ou a Secretaria-geral de Administração e Ciência.

Por outro lado, o Governo estabeleceu que os encargos financeiros resultantes da execução dos projetos financiados em causa não podem exceder, a cada ano, determinados montantes.

Estes montantes podem ser acrescidos do saldo apurado no ano anterior.

No final de maio, Portugal submeteu uma proposta de reprogramação do PRR a Bruxelas, cuja dotação ultrapassa os 22.000 milhões de euros.

Com a reprogramação, Portugal passará a contar com mais 41 medidas, 11 reformas e 30 investimentos.

O montante total do PRR (16.644 milhões de euros - valor inicial), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes - resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

As três dimensões do plano apresentam uma taxa de contratação de 100%.

Da dotação total, cerca de 13.900 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.700 milhões de euros a empréstimos.

Este plano, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem ainda o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Leia Também: PRR financia novo centro de formação no Tâmega e Sousa situado em Lousada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório