Marcelo envia condolências a presidente eslovena perante inundações
O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências e solidariedade à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, numa altura em que o país é assolado por inundações que já fizeram pelo menos seis mortes.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
País Eslovénia
Lisboa, 08 ago 2023 (Lusa) - O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências e solidariedade à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, numa altura em que o país é assolado por inundações que já fizeram pelo menos seis mortes.
"O Presidente da República enviou à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, uma mensagem de condolências e solidariedade pelas trágicas consequências provocadas pelas cheias que assolaram a Eslovénia nos últimos dias", lê-se numa mensagem divulgada na página oficial da presidência da República.
Na segunda-feira, as autoridades eslovenas anunciaram que o número de mortos provocados pelas piores inundações de que há memória na Eslovénia desde a independência do país (1991) subiu para seis.
As inundações, provocadas por chuvas intensas e permanentes desde a noite de quinta-feira passada, afetaram dois terços dos 20.273 quilómetros quadrados do território esloveno e causaram prejuízos superiores a 500 milhões de euros.
Embora a situação meteorológica tenha melhorado, o alerta mantém-se elevado devido aos inúmeros riscos que ainda ameaçam as populações, uma vez que os elevados níveis de precipitação deixaram muitos terrenos e infraestruturas instáveis.
Grandes deslizamentos de terra, pontes destruídas e inúmeras estradas e ferrovias fechadas e intransitáveis são os maiores desafios enfrentados por centenas de bombeiros e voluntários destacados no terreno.
Milhares de cidadãos foram retirados ou ficaram sem eletricidade, telefone e água potável, existindo também relatos de muitas pessoas desalojadas.
Ao abrigo do chamado Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), a Eslovénia solicitou 30 escavadoras entre 7,5 e 17,5 toneladas e 30 veículos especiais para regular os cursos de água, bem como o envio de equipas de engenharia para todo este equipamento. O Governo esloveno pediu também à UE 20 pontes pré-fabricadas de até 40 metros cada uma.
O país também pediu ajuda à NATO, tendo solicitado cinco helicópteros militares pesados com capacidade de carga de pelo menos cinco toneladas para transporte, além de 200 militares para realizar tarefas de proteção, resgate e socorro.
Leia Também: Sobe para seis número de mortos em inundações na Eslovénia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com