Só dois concelhos portugueses tinham mais jovens do que idosos em 2022
Em causa estão dois concelhos nos Açores.
© Shutter Stock
País Sociedade
A sociedade portuguesa tem-se debatido com a questão do envelhecimento da população. Mas, apesar disso, existem dois municípios do país onde o número de idosos não ultrapassou, em 2022, os jovens com menos de 15 anos.
É o que mostram os dados revelados pelo Pordata, que apontam que em causa estão dois concelhos nos Açores: Ribeira Grande e Lagoa. Todos os outros registavam, no ano passado, mais idosos do que jovens menores de 15 anos.
Oleiros (no distrito de Castelo Branco), Alcoutim (em Faro) e Pampilhosa da Serra (Coimbra em) encontram-se do lado oposto da tabela, sendo aqueles onde o número de idosos por cada 100 jovens é maior.
Há 2 concelhos onde o número de idosos não ultrapassou os jovens com menos de 15 anos: Ribeira Grande e Lagoa, nos Açores. Em contrapartida, em Oleiros (distrito de Castelo Branco), Alcoutim (Faro) e Pampilhosa da Serra (Coimbra), o nº de idosos por cada 100 jovens é maior.
— PORDATA | FFMS (@ffms_pordata) August 12, 2023
Importa lembrar que o Pordata tinha já divulgado que o número de pessoas a atingir os cem anos aumentou 77% na última década em Portugal, para quase 3.000 cidadãos centenários no ano passado.
Em 2022, viviam em Portugal 2.940 pessoas com 100 anos ou mais, contra 1.658 em 2012, indicam números da base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A inversão da pirâmide demográfica é considerada um dos maiores desafios do século XXI na generalidade dos países europeus e, também, em Portugal, onde o peso da população idosa duplicou nos últimos 36 anos.
Segundo o Pordata, 24% da população portuguesa tem hoje 65 anos ou mais.
Leia Também: Casal de idosos gravemente ferido em colisão rodoviária em Bragança
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com