Extraditado estrangeiro que tentou matar quatro homens em Lisboa
O homem foi presente às autoridades judiciárias, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
© Global Imagens
País Polícia Judiciária
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou este sábado a extradição de França para Portugal de um homem estrangeiro, com 38 anos, suspeito pela prática de crimes de homicídio qualificado na forma tentada, ofensas à integridade física qualificadas, roubo agravado, coação agravada e detenção e uso de arma proibida, no concelho de Lisboa.
No âmbito de um mandado de detenção europeu por parte das autoridades francesas, o suspeito foi extraditado na sequência dos episódios violentos, realizados "em coautoria material juntamente com mais seis agressores", sobre "quatro vítimas, todas do sexo masculino, de nacionalidade estrangeira" entre setembro de 2019 e o dia 18 de janeiro de 2020.
"Na sequência de uma ação concertada e violenta mantida pelos agressores, entre os quais se encontrava o arguido - agora extraditado - contra as vítimas, o objetivo era o controle de estabelecimentos de comércio a retalho que eram explorados pelas vítimas e correspondente extorsão de quantias monetárias", refere a PJ na nota enviada às redações.
As diligências iniciais, desenvolvidas durante o ano de 2020, permitiram localizar e deter quatro arguidos desta ação criminosa.
O arguido ter-se-á colocado em fuga para França, país onde foi agora localizado e detido, depois das autoridades reunirem "informação e correspondente suporte probatório" acerca da prática de crimes.
As vítimas "careceram de cuidados médicos e respetivo internamento em unidade hospitalar".
O homem foi presente às autoridades judiciárias, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
Leia Também: Tribunal sueco impede extradição de refugiados procurados pela Turquia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com