Dois homens foram resgatados na sequência de ações coordenadas pela Marinha Portuguesa, que empenhou aeronaves da Força Aérea, no sábado, em duas ocorrências diferentes.
No primeiro caso, "o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou uma operação de busca e salvamento de um homem, de nacionalidade francesa, que sofrera uma fratura num dedo da mão", refere a Marinha em comunicado.
O navio mercante Ville de Bordeaux, que estava a "navegar a cerca de 240 quilómetros a sudoeste do Cabo de Sagres", efetuou um pedido de auxílio dando conta que um tripulante teria "uma fratura num dedo da mão e um corte profundo".
Após o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar) ter efetuado a avaliação do estado da vítima, considerou "a situação como uma evacuação médica urgente", tendo sido "empenhada uma aeronave EH-101, da Força Aérea Portuguesa, para efetuar o resgate do tripulante".
A vítima de 28 anos foi transportada até ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, para ser encaminhada para uma unidade hospitalar.
Na segunda ação, um homem de 31 anos, de nacionalidade filipina, foi resgatado "com um trauma no olho esquerdo", uma vez que necessitava de cuidados médicos hospitalares imediatos.
"O tripulante encontrava-se no navio-tanque 'Velos Leo', a navegar a cerca de 500 milhas náuticas (926 quilómetros) a leste de Ponta Delgada. O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101, da Força Aérea Portuguesa, destacada na Ilha do Porto Santo, que transportou o tripulante para o aeroporto da Ilha da Madeira, onde aterrou às 23h09 (horas locais)", destaca a nota da Marinha.
Os Bombeiros de Santa Cruz já esperavam pela vítima, que foi transferida para o Hospital do Funchal.
[Notícia atualizada às 12h51]
Leia Também: Apreendido barco a sul de Faro por suspeita de ligação a narcotráfico