Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

"Sistema político, sobretudo o europeu, ainda é muito adverso à mudança"

O Presidente da República falou esta sexta-feira na necessidade da mudança nas sociedades, colocando na mão dos jovens essa responsabilidade.

"Sistema político, sobretudo o europeu, ainda é muito adverso à mudança"
Notícias ao Minuto

10:58 - 01/09/23 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa participou, esta manhã, na sessão de abertura da 8.ª edição das Conferências do Estoril, no Campus de Carcavelos da Nova SBE, onde se fala sobre o futuro.

À saída do local, o chefe de Estado pronunciou-se sobre o futuro e a mudança, e associando o tema à política, disse que existe, em geral, uma aversão à mudança, o que pode no futuro ser "um risco" e trazer custos.

"Há necessidade de mudança porque os novos heróis só surgem de novas ideias, novas lideranças. Há necessidade de haver essa mudança", disse, recordando aqueles que no seu tempo eram "os heróis, de esquerda ou da direita, justos ou injustos" e lembrando que o 25 de Abril foi levado a cabo por uma geração na casa dos 20 a 30 anos.

Nesse sentido, Marcelo colocou nas mãos "da juventude" esse papel de mudança, lembrando que "sistema político - sobretudo o sistema europeu - ainda é muito adverso à mudança".

"E nisso, contra mim falo, porque verdadeiramente sinto que a repetição de apenas fórmulas do passado muitas vezes é útil, outras vezes não abre futuro", atirou, reforçando que as suas palavras nada têm a ver com o caso especifico de Portugal, ou com "as eleições A,B ou C".

"Tem a ver com o papel da juventude na política, do papel da mulher, o papel dos emigrantes" prosseguiu, referindo que "há centenas de milhares de pessoas que existem e  não contam para o sistema".

Leia Também: Fenprof quer "abrir porta" que Marcelo deixou entreaberta para negociar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório