Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

"Profissão com futuro". Portugal precisará de "30 mil novos professores"

O Governo quer atingir meta até 2030.

"Profissão com futuro". Portugal precisará de "30 mil novos professores"
Notícias ao Minuto

12:27 - 06/09/23 por Notícias ao Minuto

País João Costa

O ministro da Educação, João Costa, garantiu, esta quarta-feira, que ser professor é uma "profissão com futuro", uma vez que Portugal precisa de "30 mil novos professores até 2030".

"Vamos precisar até 2030 de mais de 30 mil novos professores. Desde que assumi esta pasta, não tive problemas em dizer que temos um problema para resolver, temos falta de professores", disse o governante aos jornalistas, durante o VIII Encontro Internacional SUPERTABi 23, uma iniciativa relacionada com um projeto de inovação pedagógica para o 1.º Ciclo que se está a realizar na cidade da Maia.

Apesar de Portugal estar a passar por este "problema", João Costa afiançou que não este "não é apenas português, é global e tem várias explicações" - "questões de carreira, motivacionais, oferta de empregos que antes não existiam", algo que "está a ser discutido a nível internacional" para que sejam arranjadas soluções.

Até lá, sublinhou o ministro da Educação, "precisamos transmitir aos jovens uma mensagem clara. [Ser professor] é uma profissão com futuro".

Uma mensagem, que João Costa defendeu que já está a ser passada e a ter efeitos.

"Neste momento temos um sinal positivo que é uma procura muito maior e crescente desde que começamos a publicitar muito claramente que o país precisa de professores. Há uma procura muito maior dos cursos de formação de professores, por exemplo, nos cursos de educação básica, nas escolas superiores de educação tivemos, nestes dois anos, um aumento de 45% de alunos inscritos, nos mestrados em ensino temos mais candidatos do que houve na última década", realçou.

Leia Também: Cerca de 20% dos alunos das escolas de Leiria são estrangeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório