Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 24º

Mau tempo? "Cenário poderá ser agravado e estendido a outros distritos"

A depressão deverá atingir Portugal a partir da região de Lisboa, mas as suas células serão "gradualmente empurradas pelo vento a direção a Norte" e, ao mesmo tempo, em direção ao Interior.

Mau tempo? "Cenário poderá ser agravado e estendido a outros distritos"
Notícias ao Minuto

16:59 - 07/09/23 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Tendo em conta a previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente de granizo, divulgadas, esta quinta-feira, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a meteorologista Paula Leitão apontou que o cenário, que deverá verificar-se já a partir da manhã de sexta-feira, "poderá ser agravado, prolongado e estendido" a mais distritos além dos 11 iniciais em alerta amarelo, à medida que a depressão evolui.

"Podemos observar uma linha de instabilidade que está associada a uma depressão que é remanescente do furacão Franklin, e esta linha de instabilidade, que tem muita convecção e que neste momento está sobre o mar, vai deslocar-se para terra e vai atingir Portugal Continental a partir do fim da manhã de amanhã, dando origem aos aguaceiros e trovoadas que estão previstos", começou por explicar a especialista, em declarações à RTP3.

Segundo Paula Leitão, esta depressão deverá atingir Portugal a partir da região de Lisboa, mas as suas células serão "gradualmente empurradas pelo vento a direção a Norte" e, ao mesmo tempo, em direção ao Interior.

"A água do mar está muito quente e isso faz com que transporte muita humidade para a atmosfera, e toda essa humidade, ao encontrar as montanhas e ao entrar em terra, começa a subir, condensa e dá origem a precipitação forte, granizo e trovoada. Localmente esses aguaceiros podem ser fortes e dar origem a enxurradas, principalmente se encontrarem o território apropriado, isto é, zonas entupidas, desde a caldeira da nossa casa, até ao rio que tenha uma ponte a obstruir com lixo", complementou.

Para sábado, a meteorologista equacionou que será "provável que haja mais distritos em nível amarelo, em particular nas regiões de montanha do Interior, Norte e Centro".

"À medida que formos estudando a evolução desta linha e a maneira como ela se está a comportar quando chegar a terra, é provável que haja condições para colocar outros distritos em aviso. O cenário poderá ser agravado, prolongado e estendido a outros distritos", explicou.

Recorde-se que os distritos de Viseu, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 de sexta-feira.

Já o aviso amarelo para Viana do Castelo, Braga e Porto vai estar em vigor entre as 12h00 e as 24h00.

O IPMA emite um aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: (Mais) chuva. Onze distritos sob aviso amarelo na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório