O mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias continuará durante o fim de semana, atuando quase como um prefácio do outono (e inverno) que ainda está por vir. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as regiões Norte e Centro serão especialmente afetadas, mas a chuva, o granizo e a trovoada passarão um pouco por todo o país.
No sábado, são esperados períodos de céu muito nublado, assim como "aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro", segundo um comunicado do instituto. Ainda assim, deverá chover em todo o país.
Por seu turno, o vento deverá ser "fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, em especial do Norte e Centro".
Também no Norte e Centro, poderá haver uma "pequena descida da temperatura máxima", de acordo com a mesma nota. Na verdade, algumas regiões chegarão aos 26º de máxima, como é o caso de Santarém, Évora e Beja, seguindo-se Aveiro, Bragança, Vila Real, Sagres e Setúbal, com 25º.
Já as temperaturas mínimas ficarão entre os 13º (Guarda) e os 19º (Lisboa, Faro e Aveiro).
No Arquipélago dos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos na generalidade do território. No entanto, as máximas rondarão os 26º e os 24º, enquanto as mínimas ficar-se-ão pelos 19º e 20º.
Também se aguardam períodos de céu muito nublado e aguaceiros no Arquipélago da Madeira, "em especial até ao meio da tarde, sendo mais frequentes nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira". Haverá uma "pequena descida de temperatura", ainda que as máximas estejam entre os 28º e os 26º, e as mínimas nos 21º.
No domingo, a chuva continuará a fustigar Portugal Continental, ainda que com mais intensidade e frequência nas regiões Norte e Centro. Pode, também, ser acompanhada por trovoada.
É ainda esperado "vento fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde e tornando-se fraco", assim como uma "pequena subida da temperatura máxima nas regiões do Interior".
Segundo o IPMA, Beja deverá chegar aos 29º, enquanto o restante território ficará entre os 27º e os 21º. Nas temperaturas mínimas, o cenário é semelhante ao de sábado, com valores entre os 12º e os 18º na generalidade do país.
No Arquipélago dos Açores, todas as ilhas terão tréguas da chuva, menos Angra do Heroísmo, que deverá sentir "aguaceiros em geral fracos". Não existe uma grande variação de temperaturas, com as máximas a ficar-se pelos 25º e 24º, e as mínimas pelos 19º.
Por fim, o Arquipélago da Madeira verá novamente "aguaceiros, em especial a partir da tarde, sendo mais frequentes nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira".
Em termos de temperatura, as máximas deverão registar uma descida, passando a 25º para o Funchal e a 26º para Porto Santo, regiões com 21º e 20º de mínima, respetivamente.
Sublinhe-se que os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Braga e Porto estarão sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 18h00 de sábado.
O aviso amarelo foi estendido aos distritos de Faro e Beja devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e ocasionalmente de granizo e trovoadas frequentes e dispersas, estando previsto que dure até às 21h00 desta sexta-feira.
Até ao momento, não estão em vigor alertas para domingo.
O IPMA emite um aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Com ou sem chuva, o fim de semana promete graças a estas 11 sugestões