O polémico comentário de Marcelo Rebelo de Sousa ao decote de uma jovem, durante uma visita oficial ao Canadá, já trespassou as fronteiras.
Apesar de já ter negado qualquer sentido "sexista" e ter explicado que apenas fez referência ao decote da adolescente porque estava "frio", as justificações do Presidente da República parecem não estar a convencer todos.
No país vizinho, o chefe de Estado português está a ser notícia, esta segunda-feira, um pouco por toda a imprensa. O '20 Minutos', por exemplo, aproveita a atual polémica para recordar que, anteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa tinha "descrito o 'caso Rubiales' como uma questão menor".
Já o El Dia, escreve que o Presidente da República português está "em apuros por causa de um decote" e lembra um outro caso, recente, que aconteceu no Alentejo. "Não é a primeira vez que Rebelo de Sousa é protagonista de uma polémica deste tipo. No passado fim de semana, causou alvoroço durante uma visita ao Alentejo. Depois de oferecer lugar a uma mulher disse: 'Será que a cadeira aguenta?'", relembrou o jornal.
Por sua vez, o Mundo Deportivo, destaca a "enxurrada de críticas" feita a Marcelo.
Do outro lado do oceano, o comentário de Marcelo foi marcado pelo jornal brasileiro O Globo, que dá conta de que o Presidente "foi pressionado a pedir desculpas".
No Canal 1, da Colômbia, o título da peça refere a "polémica em Portugal com comentário machista do Presidente sobre decote de mulher", lembrando ainda as reações políticas e a "onda de indignação" às declarações de Marcelo.
Leia Também: "Não era sexista de todo". PR diz que comentou decote por causa do frio