Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Ativistas climáticos interrompem evento na FIL onde estava CEO da TAP

Quatro pessoas terão sido identificadas pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Notícias ao Minuto

11:19 - 27/09/23 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

Um grupo de jovens ativistas pelo clima realizaram um protesto, esta quarta-feira, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde decorre o World Aviation Festival, tendo atirado tinta vermelha contra uma parede do edifício e interrompido a sessão de debate que decorria no interior.

No painel de debate, sublinhe-se, participavam vários líderes da indústria, incluindo o CEO da TAP, da Emirates, da IAG e da Pegasus, assim como o diretor-geral da IATA.

Em comunicado, o grupo Climáximo revelou que a interrupção da sessão 'What is the future of the global aviation industry' tinha como objetivo "denunciar a indústria da aviação, que afirmam ser culpada por milhares de mortes associadas à crise climática".

Os ativistas, ligados a esta organização e à Scientist Rebellion, "acusaram os palestrantes e toda a indústria da aviação de serem culpados das milhares de mortes e de despejos provocados pela crise climática todos os anos, e de estarem reunidos num evento desenhado para expandir a capacidade de matar em massa", revelou o grupo.

Do lado de fora do edifício, em simultâneo, um grupo de ativistas pintou de vermelho a fachada, erguendo a mensagem 'Eles estão a matar-nos'.

Segundo Inês, ativista do Climáximo, "as empresas, os governos e os ultra-ricos estão, deliberadamente, a matar e a despejar dezenas de milhares de pessoas por todo o mundo". "Eles sabem o que estão a fazer, e mesmo assim não vão parar de queimar combustíveis fósseis, voar nos seus jatos privados, construir mais hotéis e planear mais aeroportos", acrescentou ainda, na mesma nota.

Os ativistas reforçam que "os culpados por estas crises não vão parar de matar, cabendo à sociedade travá-los.

Segundo o grupo, foram identificadas cinco pessoas pela Polícia de Segurança Pública (PSP). 

O Notícias ao Minuto contactou a PSP para confirmar as detenções, mas a autoridade indicou que não tinha informações.

Recorde-se que, já na terça-feira, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, foi atacado em palco por três ativistas climáticos durante a abertura da CNN Portugal Summit, em Lisboa, uma conferência sobre transição energética em que participam as empresas Galp e EDP.

Duarte Cordeiro ia iniciar a sua intervenção, quando foi surpreendido por três ativistas que subiram ao palco para se manifestar contra, que atiraram tinta verde ao governante.

Veja o vídeo no galeria acima.

[Notícia atualizada às 11h31]

Leia Também: Cordeiro. "Democracia também é responsabilidade de qualquer ativista"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório