Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a Bélgica, entre 16 e 20 de outubro, "a convite de Suas Majestades os Reis dos Belgas, Rei Philippe e Rainha Mathilde". O anúncio foi feito através de uma nota publicada no site oficial da Presidência da República.
"Esta visita constituirá uma oportunidade para reforçar a amizade estreita e os laços bilaterais entre Portugal e a Bélgica, nas suas mais diversas dimensões, constituindo igualmente uma ocasião para abordar temas relevantes no plano europeu e multilateral. A viagem integrará também uma importante componente de contacto com a numerosa Comunidade Portuguesa residente na Bélgica", lê-se na nota.
Marcelo Rebelo de Sousa visitará as três regiões do país (Valónia, Flandres e Bruxelas) e "terá reuniões de trabalho com o Rei Philippe". O Presidente da República irá ainda reunir-se com "o Governo Federal, o Parlamento Federal e representantes de autoridades regionais e municipais, bem como com entidades universitárias e de investigação".
"A convite do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, suas Majestades os Reis da Bélgica realizaram uma Visita de Estado a Portugal em 2018. A última Visita de Estado à Bélgica de um Presidente da República Portuguesa teve lugar em 2005", conclui a Presidência na nota informativa.
Marcelo Rebelo de Sousa já esteve com os reis da Bélgica em março de 2017, quando visitou as instituições europeias em Bruxelas.
Em outubro de 2018, a seu convite, os reis da Bélgica realizaram uma visita de Estado a Portugal.
Nessa ocasião, há três anos, o Presidente da República considerou que Portugal e Bélgica são dois países "aliados próximos" e "amigos", na União Europeia, nas Nações Unidas e na NATO, com um "papel comum" pela paz no plano global.
A Bélgica será o 19.º país a receber uma visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de Moçambique, Suíça, Cuba, Cabo Verde, Senegal, Croácia, Luxemburgo, México, São Tomé e Príncipe, Grécia, Egito, Espanha, Angola, China, Costa do Marfim, Itália, Índia e Irlanda.
[Notícia atualizada às 11h09]
Leia Também: Filmes de Mónica Lima e Pedro Costa competem no festival belga de Gent