A distinção é atribuída no Dia da Cidade e o presidente da autarquia, Vítor Pereira, frisou que esta é uma forma de "evidenciar a existência de 50 anos de ensino superior na cidade, no concelho, na região", além de ser também uma homenagem à "geração de 70" do século passado, que "ousou criar", na altura, o ensino politécnico na Covilhã, no distrito de Castelo Branco.
Na sessão do executivo camarário foi também anunciada a atribuição da medalha de ouro a Arnaldo Saraiva, académico natural do concelho, que "traz a Covilhã no coração" e, acrescentou o presidente do município, "corre o mundo a divulgar a cultura portuguesa".
Na mesma cerimónia serão agraciados com a medalha de prata do município os empresários António Dias, Rui Gomes, Catarina Gomes, Jaime Alberto, o ex-empresário e antigo autarca Júlio Repolho, o médico Jerónimo Leitão e o anterior comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Fernando Lucas.
A título póstumo é homenageado Luiz Dias, antigo advogado, notário e interessado no estudo da história "da sua terra", falecido há 31 anos.
"Queremos dizer aos concidadãos e à família que não nos esquecemos dele", salientou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.
Leia Também: Teatro das Beiras estreia peça que alerta para a violência de género