Livro revela que Carlota Joaquina terá inventado a caipirinha
A mulher do rei português D. João VI, Carlota Joaquina, terá sido a "inventora da capirinha", segundo a nova edição do livro ‘Histórias Secretas de Reis Portugueses’ do escritor Alexandre Borges.
© DR
País Rainha
A obra 'Histórias Secretas de Reis Portugueses', do escritor Alexandre Borges, foi “revista e aumentada”, sendo agora publicada uma nova edição (sete anos após a primeira) que atribui a invenção da caipirinha a Calota Joaquina, escreve a Lusa.
Na introdução do livro, Alexandre Borges afirma que não tem “pretensões a fazer história, mas de contar histórias”, mesmo “arriscando erros e imprecisões”, tudo “pelo prazer de embalar o auditório”.
Sobre o casal real D. João VI e Carlota Joaquina, o escritor dedica um capítulo a que deu o nome de 'Até que a morte nos separe' e no qual revela que a rainha "já nascera vilã” em Madrid. Até o conde de Louriçal, responsável pela negociação do casamento com o rei português, “antipatizou com ela” e afirmou que era "irrequieta e traiçoeira", conta o autor.
A invenção da caiprinha, "a confirmar-se, terá sido o único contributo da megera-rainha para o bem do Brasil", escreve Alexandre Borges.
O autor afirma que o objectivo de revelar estas histórias passa por conta-las como “se estivéssemos à mesa, no fim de um jantar, ou diante de uma lareira”.
Alexandre Borges é licenciado em Filosofia e trabalhou como jornalista, tendo-se estreado como guionista de televisão em 2000. Recentemente tem escrito documentários para a RTP2, designadamente, ‘Nós, republicanos’ ou ‘Santos de Portugal’.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com