Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 26º

"Figura ímpar". Morreu Pedro Teixeira Duarte aos 105 anos

Filho do fundador do Grupo Texeira Duarte esteve à frente do grupo empresarial até 2008.

"Figura ímpar". Morreu Pedro Teixeira Duarte aos 105 anos
Notícias ao Minuto

15:33 - 03/11/23 por Notícias ao Minuto

País Teixeira Duarte

O engenheiro Pedro Teixeira Duarte morreu, na quarta-feira, 1 de novembro, aos 105 anos. Filho de Ricardo Teixeira Duarte, fundador do grupo empresarial com o mesmo nome, esteve à frente dos destinos da empresa até 2008.

O empresário é lembrado numa nota na página oficial da construtora como "um homem de Família, um Senhor na e para a Empresa e todos os que nela trabalharam".

Na mesma nota, Teixeira Duarte é ainda descrito como "uma figura ímpar como pessoa, como engenheiro, como profissional, como líder e como empresário".

Já na quinta-feira, a Ordem dos Engenheiros deixou também no seu site uma nota. "Pedro Teixeira Duarte teve intervenção direta em centenas de projetos e obras, tendo dado contributo especialmente relevante para a Engenharia Portuguesa com a sua atuação em inúmeras obras geotécnicas com tecnologias originais ou pela primeira vez utilizadas em Portugal", pode ler-se.

Nascido a 24 de agosto de 1918, na Lourinhã, Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte foi o segundo de três irmãos, filhos do engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte, que fora o responsável pelo início da atividade da Teixeira Duarte em 1921.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, em 1946, tornou-se também especialista em Geotecnia, "em título outorgado pela Ordem dos Engenheiros", lê-se na nota da empresa.

Foi com a morte do pai que, em 1959, assumiu o cargo de gerente e diretor geral da Empresa, o qual manteria até 1987, quando a Teixeira Duarte se transformou na Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A.. Foi a partir daqui e até 2008 e Pedro Teixeira Duarte passou a ser presidente do Conselho de Administração. Nesse ano, com 90 anos, deixou de desempenhar qualquer cargo de gestão ou função operacional nas estruturas da empresa.
 
Segundo o site da empresa refere, o empresário foi, em 2006 agraciado, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Leia Também: Mutares finaliza compra da Efacec ao Estado 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório