Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

"Um dos maiores encenadores". Santos Silva lamenta morte de Carlos Avilez

O encenador morreu perto das 02h00 da madrugada desta quarta-feira, no Hospital de Cascais.

"Um dos maiores encenadores". Santos Silva lamenta morte de Carlos Avilez
Notícias ao Minuto

11:40 - 22/11/23 por Notícias ao Minuto

País Carlos Avilez

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, lamentou, esta quarta-feira, a morte do encenador Carlos Avilez, que aconteceu durante a madrugada, aos 84 anos.

"A morte de Carlos Avilez entristece todos o que amamos o teatro. Ele é um dos nossos maiores atores e encenadores, e assim permanecerá", referiu, numa publicação partilhada por Santos Silva na rede social X (antigo Twitter). 

O presidente da Assembleia da República endereça ainda "sentidas condolências" ao Teatro Experimental de Cascais, de que foi fundador, e à sua família.

De recordar que uma fonte do Teatro Experimental de Cascais, que Avilez ajudou a fundar, explicou à Lusa que o encenador deu entrada no Hospital de Cascais, na terça-feira, com uma indisposição, e que viria a morrer perto das 02h00 da madrugada de hoje.

Carlos Vitor Machado, mais conhecido por Carlos Avilez, nasceu em 1937 e estreou-se profissionalmente como ator em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro, onde permaneceu até 1963. Foi também presidente do Instituto de Artes Cénicas, diretor do Teatro Nacional D. Maria II e diretor do Teatro Nacional de S. João.

Dedicou toda a sua vida ao teatro, com particular destaque para o trabalho que desempenhou no Teatro Experimental de Cascais, que completou 58 anos de existência no passado dia 13 de novembro.

Leia Também: Morreu o encenador Carlos Avilez. Tinha 84 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório