NATO. 160 militares portugueses partem para a Roménia na sexta-feira

Um conjunto de 160 militares portugueses parte para a Roménia esta sexta-feira, no âmbito de uma missão da Aliança Atlântica naquele país, que faz fronteira com a Ucrânia, anunciou hoje o Exército.

Notícia

© iStock

Lusa
23/11/2023 17:16 ‧ 23/11/2023 por Lusa

País

NATO

Estes 160 militares vão juntar-se a um conjunto de efetivos que já estão naquele país, completando o contingente de 200 militares que compõem a 4.ª Força Nacional Destacada para a Roménia.

Ao todo, 196 militares são do Exército, dois da Marinha e dois da Força Aérea.

Dos 160 que partem na sexta-feira, 150 são homens e 10 são mulheres.

De acordo com o ramo, os militares portugueses vão "participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, num contexto de aprofundamento da presença da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa desta organização, bem como de testar a interoperabilidade das forças num contexto multinacional no âmbito da operação 'enhanced Vigilance Activities'" da NATO.

De acordo com o 'site' oficial do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), a missão da NATO 'Enhanced Vigilance Activity' na Roménia tem como objetivo "participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, no sentido de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica face ao conflito no Leste da Europa, afirmar a coesão e determinação dos Aliados e aumentar a prontidão da NATO".

Leia Também: Zelensky elogia "contribuição" da formação de pilotos de F-16 na Roménia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas