GNR apreende mais de 400kg de pescado. Coima pode ir aos 3.500€
Pescado não tinha sido declarado.
© GNR divulgação
País Figueira da Foz
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu, na quarta-feira, 431,5 quilos de pescado diverso por não ter sido declarado em diário de pesca, na lota da Figueira da Foz.
"No âmbito de uma ação de fiscalização com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação durante o processo de descarga. No seguimento das diligências, foi possível apurar que o pescado não tinha sido declarado em diário de pesca eletrónico, o que motivou a sua apreensão", lê-se num comunicado da força de segurança, divulgado esta quinta-feira.
No decorrer da ação, "foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 47 anos, e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir o valor de 37.500 euros".
O pescado fresco, depois de apreendido, foi submetido ao regime de primeira venda em lota.
A GNR "alerta ser uma medida de gestão sustentável do pescado, o respeito pelas regras de captura, transporte e comercialização do pescado, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso".
Leia Também: GNR apreende 150 quilos de pinhas mansas nos concelhos de Gouveia e Seia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com