Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

Militar de Tancos ferido em explosão "a recuperar favoravelmente"

O militar poderá ter "alta da unidade de queimados no decorrer do dia de hoje".

Militar de Tancos ferido em explosão "a recuperar favoravelmente"
Notícias ao Minuto

13:59 - 05/12/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Tancos

O Exército português revelou esta terça-feira o estado de saúde do militar que ficou gravemente ferido na sequência de uma explosão no Regimento de Engenharia número 1, em Tancos, em Vila Nova da Barquinha.

O militar "foi alvo de uma cirurgia à mão direita e pescoço, na passada noite, encontrando-se a recuperar favoravelmente", refere o Exército em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

"Previsivelmente terá alta da unidade de queimados no decorrer do dia de hoje", terça-feira, acrescenta a nota.

De recordar que o militar ficou gravemente ferido na sequência de uma explosão que ocorreu na tarde de segunda-feira no Regimento de Engenharia número 1, em Tancos, em Vila Nova da Barquinha.

O alerta foi dado às 15h09, segundo adiantou o Comando Sub-Regional de Proteção Civil do Médio Tejo.

O Exército garantiu ainda ao Notícias ao Minuto que está a "averiguar as causas" do incidente.

O militar foi assistido no local, para onde foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha, que fizeram deslocar duas viaturas para o local, tendo sido acionado um helicóptero do Algarve, estacionado em Faro, e a VMER Médio Tejo.

Mais tarde, uma nota do Exército indicou que o militar, que não corre perigo de vida, foi transportado "de helicóptero para a unidade de queimados do Hospital de Santa Maria", em Lisboa.

"Pelas 14h55, um militar sofreu ferimentos no braço direito e no pescoço, decorrente de trabalhos de soldagem no âmbito de preparação de viatura para treino de Inativação de Engenhos Explosivos, envolvendo munição inerte (sem explosivo), no Regimento de Engenharia N.º 1", em Tancos, detalhou.

O Ministério da Defesa anunciou que a responsável por aquela pasta, Helena Carreiras, estava a acompanhar "os desenvolvimentos do estado de saúde" do militar, ao qual desejou "uma rápida recuperação".

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assegurou estar a acompanhar o estado de saúde da vítima. 

"O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas tem acompanhado, através do Chefe do Estado-Maior do Exército, a evolução favorável do estado de saúde do militar", lê-se, num comunicado emitido pela Presidência da República.

Leia Também: Marcelo (também) segue "evolução favorável" de militar ferido em Tancos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório