Alimentos tostados podem originar tumores

Um estudo da European Food Safety Authority (EFSA) revela que os alimentos tostados podem originar glicidamida no organismo, que, por seu turno, cria células neoplásicas que originam a tumores malignos, alerta a Ordem dos Nutricionistas num comunicado enviado às redações.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
08/07/2014 19:14 ‧ 08/07/2014 por Notícias Ao Minuto

País

Saúde

Pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café, quando expostos a temperaturas elevadas para ficarem tostados, podem ser prejudiciais à saúde. O alerta é dado pela Ordem dos Nutricionistas que, num comunicado enviado às redações, no qual cita um estudo da European Food Safety Authority (EFSA), alerta para os riscos que a ingestão de acrilamida pode trazer.

A ingestão de alimentos tostados pode originar glicidamida no organismo, um composto genotóxico que não só altera o ADN como aumenta o risco do aparecimento de células neoplásicas e de tumores.

As temperaturas demasiado elevadas para tostar pão ou fritar batatas proporcionam o desenvolvimento de acrilamida. Nas papas de bebé, lê-se no comunicado, os riscos estão presentes naquelas que, na sua composição nutricional, indicam que contêm cereais processados.

As conclusões deste estudo tiveram por base testes em animais que, quando expostos a alimentos tostados, apresentaram mutações de ADN, tornando-se mais propícios a contrair algum tipo de cancro.

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, explica que a ingestão destes alimentos por pessoas “não é uma situação alarmante nem tampouco é necessário que se corte nesses alimentos”. Contudo, destaca que “é necessário evitar a ingestão de alimentos demasiado tostados ou queimados e, aqui temos mais uma razão para evitar os fritos, como em particular as batatas fritas”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas