Pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café, quando expostos a temperaturas elevadas para ficarem tostados, podem ser prejudiciais à saúde. O alerta é dado pela Ordem dos Nutricionistas que, num comunicado enviado às redações, no qual cita um estudo da European Food Safety Authority (EFSA), alerta para os riscos que a ingestão de acrilamida pode trazer.
A ingestão de alimentos tostados pode originar glicidamida no organismo, um composto genotóxico que não só altera o ADN como aumenta o risco do aparecimento de células neoplásicas e de tumores.
As temperaturas demasiado elevadas para tostar pão ou fritar batatas proporcionam o desenvolvimento de acrilamida. Nas papas de bebé, lê-se no comunicado, os riscos estão presentes naquelas que, na sua composição nutricional, indicam que contêm cereais processados.
As conclusões deste estudo tiveram por base testes em animais que, quando expostos a alimentos tostados, apresentaram mutações de ADN, tornando-se mais propícios a contrair algum tipo de cancro.
A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, explica que a ingestão destes alimentos por pessoas “não é uma situação alarmante nem tampouco é necessário que se corte nesses alimentos”. Contudo, destaca que “é necessário evitar a ingestão de alimentos demasiado tostados ou queimados e, aqui temos mais uma razão para evitar os fritos, como em particular as batatas fritas”.