Quinze detidos em operação da GNR no Seixal, em Sesimbra e em Sines
De acordo com a força de segurança, a ação pretendia reforçar a "visibilidade em locais previamente referenciados".
© GNR
País GNR
Quinze homens com idades entre os 19 e os 60 anos foram detidos, na madrugada deste domingo, no âmbito de uma operação do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR) nos concelhos do Seixal, Sesimbra e Sines.
De acordo com a força de segurança, a ação pretendia reforçar a “visibilidade em locais previamente referenciados, bem como a prevenção e combate à criminalidade, com vista à dissuasão de atividades criminosas, em geral, e ao controlo, deteção e prevenção da prática de ilícitos relacionados com armas, consumo e/ou tráfico de estupefacientes e condução sob efeito do álcool”, detalhou a GNR, em comunicado.
Nessa linha, foram registadas seis detenções por condução sob influência do álcool, cinco por falta de habilitação legal para conduzir, uma por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, duas por tráfico de estupefacientes e uma por resistência e coação. Além disso, a GNR fiscalizou mais de 300 pessoas e oito estabelecimentos comerciais.
Foi ainda possível apreender 2.550 doses de heroína, 62 doses de haxixe, 46 doses de MDMA, oito doses de liamba, cinco doses de cocaína, uma arma de fogo e, por fim, 12 veículos.
A GNR apontou também ter dado conta de “96 autos de contraordenação no âmbito da legislação rodoviária, 44 dos quais por condução sob influência do álcool, assim como de “nove autos de contraordenação, por posse e consumo de estupefacientes”.
Entre as 15 detenções, um homem que foi detido por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes ficou sob custódia da GNR, até ser presente no Tribunal Judicial de Almada.
Os restantes factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais de Almada e de Sesimbra.
Estiveram empenhados 140 militares nesta operação, nomeadamente do dispositivo territorial, trânsito, intervenção e investigação criminal, do Comando Territorial de Setúbal, tendo contado com o reforço de meios dos Comandos Territoriais de Évora, Lisboa e Portalegre, da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), da Unidade de Ação Fiscal (UAF), do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), da Unidade de Intervenção (UI), da GNR.
Leia Também: Encontrado cadáver de homem na ribeira de Coina no concelho do Barreiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com