Tempo frio 'congela' Portugal. Há recomendações para proteger a sua saúde
Para a noite desta terça-feira preveem-se "valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente".
© Shutterstock
País Metereologia
Na sequência do frio que se faz sentir por estes dias em Portugal Continental, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro dá algumas recomendações para a população, principalmente a mais vulnerável, se proteger do frio.
No âmbito do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2023-2024, é recomendado que a população siga alguns conselhos.
Entre os quais, deve manter "o conforto térmico das habitações", assegurando "o aquecimento e garantindo o arejamento e ventilação necessários", alerta a ARS do Centro em comunicado.
"Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão", devido ao "risco de incêndio e intoxicações por monóxido de carbono".
"Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e, nos dias mais frios, cubra as extremidades (cabeça e mãos) se tiver de sair de casa", destaca ainda a entidade de saúde, acrescentando que deve manter "os pés quentes" com "meias e calçado apropriado".
Além disso, deve tomar banho com água "não muito quente" e manter a casa de banho com uma temperatura "confortável", assim como, após o banho, deve enxugar-se "rápida e vigorosamente com uma toalha seca" e vestir-se de seguida.
Para combater mais eficazmente as temperaturas gélidas, acima de tudo durante a noite, a população deve ainda reforçar a alimentação, ingerindo "bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite" e evitando "bebidas alcoólicas porque desidratam e fazem perder calor".
Deve ainda fazer alguma atividade física e cumprir a medicação crónica (se a tiver), garantindo ainda "uma reserva de medicamentos para vários dias" para evitar sair à rua.
A ARS Centro alerta para que deve manter um contacto regular com "familiares ou amigos que vivem isolados, em especial idosos ou acamados".
"Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos e outros bens essenciais", pode ainda ler-se na nota.
Recorde-se que, no domingo, o IPMA alertou que, devido "à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica, quase estacionários, previam-se duas noites (na segunda-feira e hoje, dia 19 de dezembro) valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente, em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas".
De acordo com o IPMA, prevê-se que a temperatura mínima atinja valores abaixo de 0º C (graus Celsius) em grande parte do interior norte e centro, sendo entre 0 e 3°C no interior sul e entre 3 e 7° C no litoral. Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu estarão sob aviso amarelo por causa do frio.
Leia Também: Mantenha o chão de madeira mais quente por estes dias. Veja o que fazer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com