Meteorologia

  • 25 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 18º

"Perigoso". Jovem de 16 anos detido por tentar matar 2 homens na Amadora

O menor tinha um "comportamento muito perigoso", alvejando "outros indivíduos com quem pudesse manter algum tipo de conflito". Ficou em prisão preventiva.

"Perigoso". Jovem de 16 anos detido por tentar matar 2 homens na Amadora
Notícias ao Minuto

16:50 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

Um adolescente, de 16 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por "fortes indícios da prática de dois crimes de homicídio com uso de armas de fogo", na forma tentada.

Segundo revelou a autoridade, num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, as vítimas são dois homens, de 20 e 23 anos, e o jovem agora detido conseguia aceder "com facilidade" a armas de fogo, alvejando "outros indivíduos com quem pudesse manter algum tipo de conflito".

Os crimes aconteceram no concelho da Amadora, no passado mês de outubro. De acordo com a PJ, um dos crimes ocorreu "na via pública, na sequência de encontro casual entre a vítima e o agressor" e o outro "no interior da residência da própria vítima, à qual o agressor acedeu e disparou sobre ela, atingindo-a com gravidade". A vítima continua internada. 

Em ambos os casos, "os factos têm subjacente contextos de rivalidades e de tráfico de estupefacientes".

"O arguido agora localizado e detido vinha mantendo um comportamento muito perigoso, acedendo com facilidade ao uso de armas de fogo, para alvejar outros indivíduos com quem pudesse manter algum tipo de conflito", afirmou a PJ na nota.

O jovem foi ainda identificado como autor de outros três crimes semelhantes, que ocorreram entre maio e setembro de 2023, quando ainda era menor de 16 anos. Por esse facto, as ocorrências ficaram sob competência do Tribunal de Família e Menores em sede de inquérito tutelar educativo.

Após ter sido presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial, o menor ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

A PJ garantiu que "prosseguem as diligências tendentes a perceber a real extensão da atividade criminosa" do adolescente, "que estava a gerar grande alarme social e um forte sentimento de insegurança e intranquilidade públicas nos locais que frequentava diariamente".

Leia Também: "Vários disparos". Detido homem que matou outro na via pública em Almada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório