Três homens com 31, 43 e 44 anos, todos de nacionalidade estrangeira, foram detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por transportarem "elevada quantidade de cocaína", num total de cerca de 20 quilos, para a introduzir em território europeu, informou a Polícia Judiciária (PJ) esta sexta-feira.
"Foi apreendida uma elevada quantidade de cocaína que, caso chegasse aos circuitos ilícitos de distribuição, seria suficiente para a composição de pelo menos 200 mil doses individuais", refere a nota da PJ.
A droga foi transportada, por via aérea, proveniente de "um país da América Latina", o Brasil, e com destino a Lisboa por um dos suspeitos.
O produto estupefaciente estava dissimulado "na estrutura de uma cadeira de rodas elétrica, de que alegava necessitar, por aparentes dificuldades de locomoção".
A PJ destaca ainda que "os outros dois suspeitos viajaram de Madrid para Lisboa, com objetivo recolherem a droga" na capital portuguesa.
Os detidos, um brasileiro e os outros dois de países da América Latina, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo os três ficado sujeitos à medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ prossegue as investigações no sentido de apurar mais informações sobre esta rede de tráfico.
[Notícia atualizada às 17h36]
Leia Também: PJ ajuda a desmantelar 'Os Piturros'. "Clã" traficava cocaína desde 1980