Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Maria Manuel Leitão Marques recorda "visão" de Delors

A presidente da delegação do PS no Parlamento Europeu, Maria Manuel Leitão Marques, recordou a "visão para a construção europeia" do antigo presidente da Comissão Europeia Jacques Delors, que hoje morreu em França.

Maria Manuel Leitão Marques recorda "visão" de Delors
Notícias ao Minuto

20:02 - 27/12/23 por Lusa

País Jacques Delors

"Conheci pessoalmente Jacques Delors quando foi Doutor Honoris Causa pela minha Universidade [de Coimbra] em 1992. Mário Soares foi o seu padrinho, aquele que assegura o mérito do homenageado, como não poderia deixar de ser e, assim, destacámos também nesse dia a sua visão para a construção europeia, alargando muito aquela que tinha sido a dos seus fundadores", reagiu Maria Manuel Leitão Marques.

Numa nota enviada à agência Lusa, a eurodeputada socialista destacou ainda o passo dado por Jacques Delors, que à frente da Comissão Europeia fez com que, "de económica, a Comunidade tivesse passado a ser política, além de tudo o resto".

Jacques Delors morreu hoje em Paris aos 98 anos, informou a sua filha Martine Aubry à agência France Presse.

"Morreu esta manhã [quarta-feira] na sua casa em Paris, enquanto dormia", afirmou Martine Aubry, presidente socialista da câmara municipal de Lille.

Figura da construção do projeto europeu e considerado o "pai do euro", Jacques Delors foi presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995 (durante três mandatos).

No seio da UE, ficou conhecido por ter aprovado o Ato Único Europeu, em 1986, que levou à criação do Mercado Único, o primeiro do género ao nível mundial, em 1993.

Foi protagonista na transformação da Comunidade Europeia em União Europeia, o que permitiu uma transição para a moeda única (o euro) e para uma maior cooperação ao nível da defesa.

Nome incontornável da esquerda francesa, foi ainda ministro francês das Finanças e eurodeputado.

Jacques Delors frustrou as esperanças desta ala partidária ao recusar apresentar-se às eleições presidenciais de 1995 em França. Na altura, era favorito nas sondagens.

Leia Também: Delors. Olaf Scholz enaltece "construtor da UE tal como a conhecemos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório