Massas de ar afetam temperaturas em Portugal. Frio não vai dar tréguas

Com a passagem de uma massa de ar polar a invadir o norte da Península Ibérica, temperaturas atingem os -3ºC no distrito de Bragança.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
09/01/2024 09:36 ‧ 09/01/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou, na segunda-feira, que a massa de ar polar que tem originado temperaturas inferiores ao normal para esta época será temporariamente substituída por outra de origem marítima. Segundo as previsões, uma outra massa de ar polar continental irá provocar uma nova descida da temperatura na quinta-feira. 

Sublinhe-se que, de acordo com o IPMA, no final da tarde de quarta-feira, "uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica, e posteriormente o sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima" na quinta-feira.

O IPMA disponibiliza no seu site uma previsão das temperaturas da próxima semana, que podem sofrer oscilações nos próximos dias. Fique a par do que esperar para esta semana:

Esta terça-feira, as temperaturas mínimas atingem -1ºC nos distritos de Bragança e Guarda. Já nos distritos de Vila Real e Castelo Branco as mínimas não passarão dos 2ºC. 

Sines terá a temperatura mínima mais elevada (11ºC), seguido de Sagres e Faro (10ºC).

Em relação à temperatura máxima, a mais elevada registar-se-á em Sagres (18ºC) e a mais baixa em Bragança e Guarda (5ºC).

Nas ilhas, as temperaturas oscilam entre os 22ºC na Madeira e os 15ºC nos Açores.

Na quarta-feira, as temperaturas irão subir ligeiramente. A temperatura mínima mais baixa sobe para 1ºC em Bragança e para 2ºC em Guarda. No entanto, a mais alta irá descer para 10ºC em Sines.

As máximas irão oscilar entre os 8ºC na Guarda e os 17ºC em Sagres.

No arquipélago dos Açores, que estará sob aviso laranja devido à formação da depressão Hipolito, as temperaturas irão variar entre os 12ºC em Santa Cruz das Flores e os 20ºC em Ponta Delgada. Já no da Madeira, registar-se-ão 16ºC de mínima em Porto Santo e 22ºC de máxima no Funchal.

Na quinta-feira, apesar do céu pouco ou parcialmente nublado na maior parte do país, as temperaturas vão voltar a descer e as mínimas atingem os -3ºC em Bragança, chegando 9ºC em Faro. As máximas irão variar entre os 6ºC em Bragança e a Guarda e os 16ºC em Sagres e Faro.

Nos Açores, ainda sob aviso laranja até às 6h00, são esperados períodos de chuva e temperaturas entre os 13ºC e os 18ºC. Ao passo que, na Madeira, irão variar entre os 17ºC e os 22ºC.

Leia Também: Cai neve a norte de Portugal (e não há sol no meu país). Eis as imagens

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas