Detido médico que emitia certificados de óbito falsos por dinheiro
Detenção ocorreu no âmbito da Operação 'Anúbis'. Certificados de óbito falsos tinham objetivo de impedir a intervenção das autoridades judiciárias ou a realização da autópsia médico-legal.
© Getty Images
País Faro
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Sul, deu cumprimento, esta terça-feira, a cinco mandados de busca e deteve um homem, médico, de 65 anos, suspeito de diversos crimes de corrupção passiva.
Em comunicado, a PJ explica que os mandados de busca, por suspeita da prática de crimes de corrupção, visaram uma residência, um um consultório médico privado, um estabelecimento público de saúde e instalações de uma agência funerária.
As diligências, explica a autoridade, foram realizadas no âmbito da investigação de inquérito sob a direção do DIAP de Faro.
Foram recolhidos "fortes indícios da emissão de certificados de óbito por parte de médico, sem a prática de qualquer ato que assegure o prévio conhecimento efetivo da causa de morte, mediante o recebimento de contrapartidas económicas e com o objetivo de impedir a intervenção das autoridades judiciárias ou a realização da autópsia médico-legal, nos termos legalmente previstos, nomeadamente sempre que a causa da morte seja duvidosa, ignorada, violenta ou haja suspeita da prática de crime".
O detido irá ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
Leia Também: Aumentos na PJ? Queríamos um "reconhecimento do mesmo tipo" para a PSP
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com