Depois de alguns dias frios, o estado do tempo vai mudar na segunda quinzena de janeiro, esperando-se tempo "mais quente" e "ameno", já a partir do fim de semana, sobretudo de domingo.
Em declarações à SIC Notícias, o climatologista Carlos Pires adiantou mesmo que "o tempo vai mudar radicalmente" devido à aproximação de "um sistema frontal".
"Um sistema frontal vai trazer tempo mais quente e mais ameno e vai haver uma mudança repentina. As temperaturas mínimas vão subir já a partir de sábado. Por exemplo, em Lisboa vamos passar de 5°C de mínima para 14ºC. Vai haver um aumento significativo que vai também verificar-se no Norte e Centro do país, mas não não tanto como no Sul", afirmou.
Este cenário deverá manter-se na segunda quinzena de janeiro.
"Vamos ter aumentos de temperatura, portanto vai haver uma mudança radical do tempo, já a partir de domingo, que se vai manter até ao fim de janeiro, pelo menos. Com tempo chuvoso e temperaturas amenas, devido a uma massa tropical e húmida do Atlântico", especificou.
"Pelo menos as previsões semanais até fim de janeiro são mais amenas. Não quer dizer que para fevereiro não voltemos a ter mais tempo frio e eventualmente vagas de frio, mas pelo menos existe confiança estatística até ao fim de janeiro de que não vamos ter tempo extremo para Portugal", rematou.
De acordo com o site oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado está já prevista uma subida de temperatura, que continua no domingo, em especial da mínima e no Norte e Centro.
Leia Também: Temperatura desce até sexta-feira e pode atingir os -5°C