A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou hoje, em comunicado, que os três suspeitos foram detidos, na quarta-feira, através do Posto Territorial de Campo Maior, em colaboração com o Posto Territorial de Elvas, ambos pertencentes ao Comando Territorial de Portalegre.
"No âmbito de uma denúncia a dar conta da existência de um furto de azeitona, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde constataram que os suspeitos já tinham encetado uma fuga", pode ler-se no comunicado.
A GNR, "tendo por base a descrição das características do veículo dos indivíduos", mobilizou diversas patrulhas e conseguiu intercetar e deter os suspeitos quando estes "chegavam à localidade de Elvas".
Além de cerca de 200 quilos de azeitona, a Guarda apreendeu um veículo automóvel, dois aparelhos de recolha de azeitona (chamados ouriços) e dois recipientes de plástico.
"A azeitona recuperada foi entregue ao legítimo proprietário", enquanto "os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre", indicou a GNR.
Já na terça-feira, a GNR tinha detido quatro homens e uma mulher, entre os 19 e os 49 anos, por furto de azeitona, no mesmo concelho alentejano, tendo recuperado na altura 200 quilos desse fruto.
Nessa ação, resultante do patrulhamento efetuado numa área rural ocupada com olival, foram igualmente apreendidos um veículo ligeiro de passageiros, dois ouriços e dois recipientes de plástico.
"A colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património", lembrou hoje aquela força de segurança.
Leia Também: Roubo por esticão de cerca de 20 mil euros em Campo Maior