A vacinação sazonal de Outono-Inverno 2023-2024 contra a Covid-19 foi alargada esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, à população entre os 18-59 anos, e a vacinação contra a Gripe ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, de acordo com a atualização das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo a DGS, "o alargamento da vacinação sazonal, gratuita, acontece quando se observa atividade gripal intensa e excesso da mortalidade semanal geral por todas as causas, e mediante a disponibilidade atual de vacinas", pode ler-se num comunicado.
Este alargamento dos grupos elegíveis para vacinação foi precedido de avaliação pela Comissão Técnica de Vacinação Sazonal.
O alargamento da vacinação contra a Gripe é realizado de acordo com as doses disponíveis, revela ainda a missiva, "sendo priorizadas as pessoas com idade mais avançada".
Será ainda ponderado o alargamento a outros grupos etários nas próximas semanas, atendendo à disponibilidade de vacinas, e "desde que seja mantido o objetivo de conseguir a melhor cobertura vacinal na população elegível", pode ler-se.
De notar ainda que a promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, e das pessoas com comorbilidades e profissionais de saúde, mantém-se como prioridade.
A vacinação está disponível em cerca de 3.500 pontos de vacinação, aproximadamente 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As pessoas podem dirigir-se para vacinação sazonal a uma farmácia comunitária aderente ou a uma unidade de saúde do SNS.
Leia Também: "Estável". Bebé de 20 meses internado com sarampo em Lisboa