Meteorologia

  • 13 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 25º

Lisboa sem fios? Lisboa retira cabos 'mortos' em Arroios e Alvalade

Em causa estão duas zonas que vão servir de teste para toda a capital. Intervenções em zonas piloto aconteceram na quinta-feira.

Lisboa sem fios? Lisboa retira cabos 'mortos' em Arroios e Alvalade
Notícias ao Minuto

16:31 - 19/01/24 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em cooperação com outros responsáveis, desenvolveu ações em Lisboa na quinta-feira, no âmbito do projeto ‘Lisboa sem Fios’.

“As intervenções realizadas, a 18 de janeiro, permitem testar o trabalho conjunto entre a CML e os três operadores de telecomunicações na remoção de cabos ‘mortos’ em postes e edifícios, e a transferência de cabos ‘ativos’ para o subsolo”, explicam os responsáveis da CML, explicando que definiu a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Arroios, e Avenida da Igreja, em Alvalade, como as duas zonas piloto que vão servir de teste para toda a cidade.

“Após décadas de instalação de redes de infraestruturas de eletricidade e de telecomunicações nos edifícios, a Câmara Municipal de Lisboa criou o programa Lisboa sem Fios, em articulação com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os operadores de telecomunicações e o operador de rede de distribuição de energia elétrica (e-Redes)”, detalham.

Segundo a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, o objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da imagem da cidade, incentivar a conservação e a valorização do edificado, e, paralelamente, modernizar a infraestrutura de telecomunicações e melhorar a qualidade do serviço prestado. 

Na página da CML, a responsável dá conta de que em curso está também o mapeamento da rede municipal de infraestruturas de telecomunicações em espaço público, e definição de um cronograma para a implementação faseada do programa em toda a cidade. 

"A revisão do Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público, irá também promover a eliminação de cabos sem utilização efetiva das fachadas (cabos 'mortos') e a transferência de cabos ativos para o subsolo", rematam.

Pode consultar mais informações sobre este projeto, assim como saber quais as iniciativas em curso, aqui.

Leia Também: Moedas quer troço Sines-Caia a permitir alta velocidade em Lisboa-Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório