Declaração ambiental do aeroporto do Montijo chumbada
Declaração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) pode colocar o Montijo como uma opção fora do baralho para a futura localização do novo aeroporto de Lisboa.
© Global Imagens
País ICNF
O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas chumbou, esta terça-feira, a a extensão do prazo de declaração ambiental do aeroporto do Montijo, que termina este mês, avança a SIC Notícias.
A ANA Aeroportos de Portugal já foi notificada da decisão pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e tem 10 dias para contestar.
A manter-se esta decisão, o Montijo pode ficar de fora das opções para ser a nova localização do novo aeroporto de Lisboa.
Note-se que o pedido de renovação desta declaração foi feito pela ANA Aeroporto a 20 de dezembro. O pedido foi feito porque no caso de esta caducar, é preciso uma nova avaliação que pode demorar até nove meses.
Recorde-se que a ANA tem mostrado preferência pelo Montijo, como um aeroporto complementar à Portela. Esta opção, defende a administração da empresa, permitirá que haja "um aumento significativo" da capacidade aeroportuária em Lisboa, sendo que seria um projeto que levaria quatro anos a construir.
[Notícia atualizada às 14h28]
Leia Também: Plataforma quer saber se houve "crime" na concessão de aeroportos à ANA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com