Elementos da Marinha Portuguesa foram alertados, este sábado, para a deteção de duas granadas de morteiro, na margem junto ao cabo da Roca, em Cascais, no distrito de Lisboa.
Em comunicado, a Marinha explicou que a "equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos" foi ativada na tarde deste sábado e, no local, os mergulhadores, "avaliaram a situação e procederam, ao início da noite, à destruição dos engenhos através de uma detonação controlada".
Apesar de este tipo de engenhos poderem "aparentar um estado estável e seguro", neste caso, "encontravam-se totalmente funcionais".
A Marinha, que trabalhou em coordenação com a Autoridade Marítima Local, alertou que "sempre que sejam encontrados engenhos deste tipo, os mesmos não deverão ser removidos, devendo-se alertar de imediato as autoridades locais".
A operação contou com o apoio da Polícia Marítima de Cascais, da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cascais e dos Bombeiros Voluntários de Cascais.
Pode ver na galeria que acompanha esta notícia imagens do momento da desativação dos engenhos, bem como das granadas em si.
Leia Também: Detona granadas em reunião autárquica na Ucrânia. Há 1 morto e 26 feridos