Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Porto. Ex-candidatos a chefe de Estado, ex-bastonário e ministro a votos

Dois ex-candidatos a presidente da República, um ex-bastonário da Ordem dos Médicos e um ministro concorrem aos 40 mandatos pelo círculo eleitoral do Porto nas eleições legislativas de março, num total de 16 forças políticas a votos.

Porto. Ex-candidatos a chefe de Estado, ex-bastonário e ministro a votos
Notícias ao Minuto

13:39 - 06/02/24 por Lusa

País Círculo eleitoral

Num distrito com 1.591.947 eleitores, menos do que nas eleições legislativas de 2022, repetem-se como cabeças de lista dos partidos com assento na Assembleia da República os candidatos pela Iniciativa Liberal (IL), Carlos Guimarães Pinto, pelo Chega, Rui Afonso, pelo Livre, Eduardo Pinto, sendo que pelo PAN concorre em primeiro lugar Anabela Castro.

A ex-candidata a Presidente da República Marisa Matias, atual deputada no Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda (BE), estreia-se como candidata a deputada à Assembleia da República, substituindo a ex-coordenadora do partido Catarina Martins, como cabeça de lista pelo Porto.

O outro ex-candidato a chefe de Estado que lidera uma lista partidária pelo Porto é Vitorino Silva, calceteiro e conhecido como Tino de Rãs, cabeça de lista do Reagir Incluir Reciclar (RIR) e ex-líder do partido, sendo que pelo Porto concorre ainda o ex-pré-candidato a Presidente da República Orlando Cruz como número um pelo Ergue-te (antigo Partido Nacional Renovador), substituindo Bruno Rebelo.

Pela Aliança Democrática (AD) encabeça a lista pelo Porto, como independente, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que substitui Sofia Matos na liderança daquela lista e que passou para o 40º lugar, o último.

No Partido Socialista (PS), Francisco Assis, deputado entre 1995 e 2002 e entre 2009 e 2013, encabeça agora lista a deputados pelo Porto, substituindo Alexandre Quintanilha que deixa o parlamento, depois de nas eleições legislativas de 2009 ter sido o número um pela Guarda, seguindo-se Rosário Gamboa e em terceiro o atual ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Pelo Chega repete-se como número um o bancário Rui Afonso mas na lista pelo Porto do partido liderado por André ventura sobressai o nome de Cristina Rodrigues, que figura em terceiro lugar, depois de ter sido eleita deputada pelo PAN em 2019 pelo círculo de Setúbal, tendo passado a deputada independente ainda nessa legislatura e que na atual legislatura foi assessora do Chega.

A CDU muda nas eleições de 10 de março o cabeça de lista pelo Porto, que passa a ser o jornalista Alfredo Cunha, atual deputado, substituindo Diana Ferreira, que não consta da lista do partido para estas eleições.

Quanto a partidos atualmente sem representação na Assembleia da República, concorrem ainda pelo círculo do Porto, além do Ergue-te e do RIR, o Alternativa Democrática Nacional (ADN), numa lista liderada por Nuno Pereira - em 2022 encabeçou a lista do Movimento Partido da Terra (MPT) -- o Volt Portugal, com Daniel Gaio como número um, a Nova Direita (ND), liderada por Sofia Perestrello, o Juntos Pelo Povo (JPP), novamente com Ana Teixeira a liderar. O PCTP/MRPP apresenta António Silva como número um e o Nós, Cidadãos com Eduardo Loureiro como cabeça de lista.

Em 2022 concorreram ainda pelo círculo do Porto o Movimento Alternativa Socialista (MAS) e o Aliança e o MPT, que não se apresentam às eleições de 10 de março por aquele círculo.

Nas eleições legislativas de 2022 o PS ganhou o círculo do Porto com 42,53% dos votos, elegendo 19 deputados, o PSD obteve 32,33% e elegeu 14 representantes, o IL atingiu os 5,11%, tendo eleito dois deputados, assim como o BE, que teve 4,78% dos votos, e o Chega, com 4,37% dos votos e, por fim, o ultimo deputado pelo Porto foi eleito pela CDU, com 3,28% dos votos.

[Notícia atualizada às 22h46]

Leia Também: Câmaras para multar carros mal estacionados no Porto a funcionar em março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório