Marcelo felicita novo presidente da Finlândia. "Os maiores sucessos"

Presidente da República garantiu que "Portugal continuará empenhado na relação bilateral, reforçando os laços de amizade e de cooperação que unem os dois países".

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
11/02/2024 22:59 ‧ 11/02/2024 por Notícias ao Minuto

País

Alexander Stubb

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo o novo presidente da Finlândia, Alexander Stubb, depois de este ter vencido a segunda e decisiva volta das eleições presidenciais.

"O Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações a Alexander Stubb pela sua eleição como Presidente da República da Finlândia e desejou os maiores sucessos para o mandato que terá início em março", lê-se numa nota publicada no site da Presidência.

Segundo a missiva, Marcelo referiu ainda que "Portugal continuará empenhado na relação bilateral, reforçando os laços de amizade e de cooperação que unem os dois países, e encontrando novas oportunidades para o seu desenvolvimento e aprofundamento a todos os níveis, incluindo no quadro da União Europeia e da NATO".

Com 96,6% dos votos apurados, o conservador Alexander Stubb obteve 51,7% dos votos, contra 48,3% para Pekka Haavisto, uma diferença inferior à prevista nas sondagens, mas suficiente para suceder na Presidência filandesa ao também conservador Sauli Niniistö.

Stubb, que foi eurodeputado, primeiro-ministro e ocupou três pastas ministeriais, incluindo das Finanças e Negócios Estrangeiros, recolhe uma grande parte dos votos do centro-direita e da extrema-direita, enquanto Haavisto, ministro dos Negócios Estrangeiros no anterior governo (liderado por Sanna Marin), é apoiado pelo eleitorado de centro-esquerda e ambientalista.

Eleito por um mandato de seis anos, o Presidente da Finlândia tem poderes limitados, mas o seu papel diplomático ganhou importância na cena internacional desde o recrudescimento das tensões com a vizinha Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia, e da adesão do país nórdico à NATO em abril de 2023.

As relações com a vizinha Rússia, que se deterioram após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e a consequente adesão da Finlândia à NATO, serão as principais preocupações do sucessor de Sauli Niinistö (Coligação Nacional), que sai ao fim de 12 anos, por não poder concorrer a um terceiro mandato.

Leia Também: Alexander Stubb eleito novo presidente da Finlândia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas