Circulação da CP suspensa entre Cais do Sodré e Algés. Saiba quando
A suspensão vai ocorrer nos fins de semana de 24 e 25 de fevereiro e de 2 e 3 de março. Conheça aqui as alternativas.
© Getty Images
Economia Transportes públicos
A circulação de comboios da CP vai estar suspensa entre o Cais do Sodré e Algés nos fins de semana de 24 e 25 de fevereiro e de 2 e 3 de março - na sequência da modernização da Linha de Cascais e expansão da rede do Metropolitano de Lisboa.
Por sua vez, "a circulação de comboios do Metropolitano de Lisboa não será afetada", destaca um comunicado conjunto da CP, da Infraestruturas de Portugal (IP) e do Metropolitano de Lisboa a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Devido "à necessidade de assegurar o serviço e minimizar o impacto dos trabalhos", estes vão ocorrer "de forma faseada e maioritariamente no período noturno e fins-de-semana".
"Esta interdição de circulação de comboios da CP entre Cais do Sodré e Algés terá início às 23h00 do dia 23 de fevereiro e terminará às 02h00 do dia 26 de fevereiro", refere ainda a nota.
Já no fim de semana seguinte, "a interdição será em moldes idênticos", isto é "iniciar-se-á às 23h00 do dia 1 de março e terminará às 02h00 do dia 4 de março".
As interrupções de circulação estão relacionadas com "a construção da linha Circular do Metropolitano de Lisboa, que envolve a construção de um novo túnel para ligação da nova estação Santos à atual estação Cais do Sodré". Esta "será efetuada em técnica de escavação a céu aberto", algo que vai implicar a "realização de alterações provisórias do traçado da Linha de Cascais".
Além disso, as obras prendem-se ainda "com a construção de um novo átrio (poente) na estação Cais do Sodré do Metropolitano de Lisboa, com dois acessos diretos à superfície para a plataforma da CP", de forma a permitir "um aumento do escoamento dos clientes do Interface do Cais do Sodré, onde operam o Metro, CP, Carris e Transtejo, com todas as vantagens de fluidez e segurança".
No entanto, vão ser disponibilizados "serviços rodoviários de substituição" para "minimizar os constrangimentos que a suspensão do serviço da CP".
São eles:
1. Circuito alternativo em autocarros, no trajeto Cais do Sodré/Algés e inverso: Partida da paragem dedicada à CP no Cais do Sodré, Praça Duque da Terceira (em frente à Gelataria Fiori), via 24 Julho/Avenida da Índia, com paragem em Santos, Alcântara-Mar, Belém; Chegada/partida em Algés, no Largo da Estação (terminal rodoviário, junto à Avenida Marginal).
2. Circuito direto em autocarros entre o Cais do Sodré/Algés e inverso nos sábados e domingos entre as 10h00 e as 20h00.
- Partida do Cais do Sodré: Rua da Cintura ao Porto de Lisboa (lado rio), após a Estação Fluvial;
- Partida de Algés: Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, frente à entrada principal do IPMA;
3. Carreiras da Carris que poderão ser utilizadas:
- Para circulação junto às estações da CP: 15 E, 751, 714, 728, 727, 732, 201 (rede da madrugada);
- De Algés/Belém para o centro da cidade: 723, 729, 750, 751, 727, 728;
Aos utentes com passe Navegante válido, recomenda-se a utilização do elétrico 15E com paragem da Carris no Cais do Sodré (lado terra), e no Jardim de Algés, na Praça 25 de abril.
"Entre o Cais do Sodré e Algés, não é garantida a ligação aos comboios de horário, exceto ao último comboio da noite, com partida de Algés às 02h05", refere ainda a nota, acrescentando que "os autocarros ao serviço da CP estarão identificados e estarão equipados com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida".
Não é, contudo, "permitido o transporte de bicicletas", enquanto o "transporte de animais de companhia de pequeno porte é permitido" se o animal "viajar acondicionado em contentor apropriado".
Leia Também: Circulação de comboios na Linha de Cascais retomada após condicionamentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com