A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) revelou esta sexta-feira que, através da Unidade Regional do Norte, realizou uma operação de fiscalização esta semana, que culminou no desmantelamento de um casino ilegal na zona norte do país.
Em comunicado, a ASAE explicou que deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e não domiciliária, "no âmbito de um inquérito em curso por suspeita da prática de crime de exploração de jogos de fortuna ou azar fora dos locais legalmente autorizados".
A intervenção foi efetuada em duas residências e num estabelecimento de bebidas e permitiu apreender "diverso material e utensílios destinados à prática de jogo ilícito", entre os quais três mesas próprias para jogo bancado, cinco conjuntos de poker em caixa metálica, com um total de mais 2.500 fichas, vários baralhos de cartas, fichas de 'dealer', fichas 'litle blind', cinco dados e marcador 'all-in', bem como a quantia de 12.500 euros, em numerário.
Foram ainda apreendidas uma arma de fogo de calibre 6,35mm, marca Tanfoglio Giuseppe, bem como 6 munições, três armas Airsoft Gun de plástico 1911-A1, uma arma Airsoft de metal a gás G292, uma arma sem marca, de plástico, tipo pistola metralhadora, de bolas de água, 14 botijas de gás Smart Gás e uma caixa com 8 sacos pequenos, contendo bolas-projéteis, para as armas Air Soft.
A ASAE, através da Divisão de Suporte e Perícia Digital da ASAE, realizou ainda perícias digitais a três computadores e três telemóveis, para a pesquisa e recolha de dados informáticos.
No comunicado, a autoridade garantiu que "continuará a atuar no âmbito das suas competências em matéria de combate ao jogo ilícito e crimes conexos".
Leia Também: ASAE desmantela rede de falsificação de azeite a sul do Tejo