O projeto, segundo a autarquia do distrito do Porto, vai dotar aquele espaço de 502 lugares de estacionamento gratuitos, além de melhorar as condições de funcionamento da feira semanal, através da repavimentação de todo o recinto "e a transformação do local num espaço multiúsos, com condições para a realização de eventos ao ar livre".
A retirada do muro que circunda todo o recinto e a eliminação de barreiras arquitetónicas fazem também parte do projeto, que, continua a nota de imprensa, envolverá uma área superior a 22 mil metros quadrados em pleno centro de Santo Tirso.
"O objetivo da Câmara Municipal, porém, é que o trânsito nas ruas circundantes ao recinto da feira não seja cortado, exceto em momentos pontuais relacionados com a empreitada de saneamento que ali irá decorrer, aproveitando as obras em curso", anunciou ainda o município liderado pelo socialista Alberto Costa.
Citado pelo comunicado, o autarca sublinha o "diálogo e partilha de informação muito francos com as duas associações de feirantes mais representativas, a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), a União de Freguesias e os condomínios dos prédios da zona do Parque de Geão, onde passará a realizar-se a feira durante o período de obra".
"Avaliadas várias opções que tínhamos em cima da mesa, optámos por transferir, provisoriamente, a feira para junto do Parque Urbano de Geão, ocupando a Rua de Gross-Umstadt, a Rua de Celanova e a Rua de Saint-Peray", refere Alberto Costa.
Para facilitar a deslocação dos habituais clientes para o local, a Câmara Municipal vai disponibilizar, todas as segundas-feiras, uma linha de autocarro gratuita -- a L08 -- que irá ligar o recinto da feira, no centro da cidade, ao espaço provisório, junto ao Parque de Geão.
Outras soluções de estacionamento gratuito serão encontradas na Avenida de Sousa Cruz, onde são disponibilizados 120 lugares, na Rua Carneiro Pacheco (terrenos da Casa do Calem), com cerca de 90 lugares, e na Avenida de Sousa Cruz, frente ao Mercado Municipal, com capacidade para entre 150 a 200 lugares gratuito, assinala ainda a nota de imprensa.
Leia Também: Santo Tirso investe 500 mil euros para acabar com ponto negro na EN105